Cascavel teve carreata pela vacina neste domingo

Mesmo com chuva o manifesto aconteceu na manhã deste domingo | Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (31), aconteceu em Cascavel uma carreata denominada “Vacina Gratuita e Para Todos Já!”. A mobilização ocorreu simultaneamente em outras cidades do país.

 

O ato, que teve como pauta a defesa do acesso à vacina para todos e “Fora Bolsonaro”. Segundo os organizadores, a iniciativa surgiu a partir de cidadãos comuns e entidades sindicais, estudantis e populares que estão sofrendo os impactos da pandemia no seu cotidiano e preocupados com o futuro. 

Segundo os manifestantes, “nos últimos seis meses o Brasil registrou uma média de 1.068 mortes em decorrência da Covid-19, a maior desde o início da pandemia. O país já soma mais 222 mil mortos. As quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2021 são as quatro piores de toda a pandemia em número de novos contágios. Quanto ao número de novos casos, na última sexta-feira (29) o Ministério da Saúde apontou 58.691 novos testes positivos para a covid-19, elevando para 9.119.477 o total de infectados desde o começo da pandemia. Enquanto o número de infectados ultrapassa a marca dos 50 mil/dia, desde o dia 17 de janeiro, quando a primeira pessoa foi vacinada no país, apenas 1,8 milhões de doses foram aplicadas. Este número de doses não foi suficiente para vacinar sequer o primeiro grupo prioritário”.

Eles comentam que aliado a este cenário e ao negacionismo, existe uma enorme pressão pela volta às aulas presenciais, o que promete agravar substancialmente o nível de contágio por Covid em todo o território nacional. 

Fora Bolsonaro

O manifesto também fez uma crítica direta à política do governo de Jair Bolsonaro.

“Para quem participa da mobilização “Vacina Gratuita e Para Todos Já!”, a inércia – e até mesmo movimento contrário – do Governo Federal pela política de vacinação, tem sido um dos maiores empecilhos para a imunização dos brasileiros. Afinal, além de tornar a vacina uma questão de disputa ideológica, o presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, insistem na divulgação do uso de medicamentos sem nenhuma eficácia comprovada como forma de tratamento preventivo à Covid, ao mesmo tempo em que pratica sabotagem em relação às medidas comprovadamente eficazes, como o uso de máscaras. Como resultado, uma pesquisa do Lowy Institute, que analisou as políticas governamentais em 98 países, classificou o Brasil em último lugar em termos de políticas governamentais relativas à pandemia”, diz nota distribuída pelos organizadores da manifestação.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *