O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willenbring Junior, liderou uma comitiva do município gaúcho que visitou o Aeroporto Regional do Oeste – Coronel Adalberto Mendes, em Cascavel, nesta segunda-feira (29). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do aeroporto e buscar informações sobre o modelo operacional utilizado em Cascavel.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.NOS NO GOOGLE NEWS.
Uma das motivações para essa iniciativa foi a transferência da outorga aeroportuária do Aeroporto Hugo Cantegiani para o município de Caxias do Sul. Historicamente, a administração do aeroporto era responsabilidade do Departamento Aeroportuário do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto a administração operacional já estava a cargo do município. No entanto, o município não possuía contato direto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nem os dados técnicos necessários para a administração aeroportuária.
Alfonso Willenbring Junior afirmou que buscou referências e informações junto às operadoras de voos em Caxias do Sul, como Gol, Azul e Latam, e que Cascavel foi mencionada como um exemplo de aeroporto regional no Brasil. Por isso, a decisão foi tomar conhecimento do modelo operacional adotado em Cascavel, considerado pela Anac como o melhor aeroporto regional do Sul do Brasil, e implementá-lo em Caxias do Sul. “Não tenho vergonha nenhuma em dizer que eu busco a expertise de quem sabe”, afirmou.
A presidente da Transitar, Simoni Soares, expressou sua satisfação ao ver o aeroporto de Cascavel se tornar um modelo devido à sua estrutura diferenciada. Ela destacou que a visita da comitiva de Caxias do Sul demonstra o reconhecimento do trabalho realizado em Cascavel.
“Estarem aqui em Cascavel com essa expectativa, representa que o trabalho está sendo reconhecido. O projeto de Cascavel é um projeto modelo e isso nos traz uma garantia que estamos no caminho certo. É uma referência, é desafiador, é um modelo que o Município desenvolveu, não foi contratado. O prefeito Paranhos tem um cuidado diferenciado com esse projeto, considerando a importância da economia, não só de Cascavel, mas para todo estado do Paraná”, enfatiza.
Além do secretário Willenbring Junior, integrava a comitiva ao procurador-geral do Município de Caxias do Sul, Adriano Tacca; o diretor do aeroporto, Maurício D’ávila; o diretor de projetos, Talivan Tavares e a diretora financeira/administrativa Leandra Zanchet.
A comitiva foi acompanhada pela presidente da Transitar, Simoni Soares; o secretário de Obras Públicas, Sandro Camilo Rocha; o gestor de segurança operacional, Willian Rafael da Cruz e a diretora de Gestão de Transporte, Larissa Boeing.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário