A obra de construção da Ponte da Integração, segunda que vai ligar o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu, está perto de 10% de avanço em ambos os lados do rio Paraná.
Trabalhadores do consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, firma responsável pela construção, intensificam o trabalho de implantação de rodapés que servirão de base para as principais torres da estrutura, que unirão as duas margens.
O engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da diretoria de Coordenação de Itaipu, explicou que em cada extremidade da futura ponte serão erguidas duas torres, com 174 metros de altura.
“Na margem esquerda (Brasil), toda a parte externa (protetora) da caixa de balanço já foi concretada. E no lado paraguaio estão sendo feitos trabalhos de escavação para a base que será a torre principal, perto do rio; e também os trabalhos em rocha basáltica, para o suporte da caixa de ancoragem”, detalhou.
A ponte de integração será do tipo estaiada. No lado brasileiro a base fica próximo ao Marco das Três Fronteiras, enquanto que no lado paraguaio será na cidade de Presidente Franco, localizada ao lado de Cidade de Leste.
Sua importância para a região não se limita apenas à conectividade entre dois países em um ponto estratégico, mas também ajudará a descongestionar o tráfego nos horários de pico na Ponte da Amizade.
Ela está sendo construída quase 55 anos após a inauguração da Ponte da Amizade.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário