Cidades do sul do Brasil registram neve e temperaturas bem abaixo de zero

Cidades do Rio Grande do Sul, como Canela e Gramado, registraram neve | Foto: Sérgio Maranhão/Agência Pixel/Estadão

Como previsto, a potente massa de ar polar que ingressou no Brasil derrubou as temperaturas em todo o Sul do Brasil e trouxe neve em pelo menos oito cidades do Rio Grande do Sul e outras duas de Santa Catarina, segundo levantamento da MetSul Meteorologia. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

Em São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, o acúmulo de flocos foi maior. A neve granular começou a cair na região por volta das 13h30, mas foi somente por volta das 19h que o município registrou a maior intensidade do fenômeno, ainda que a neve tenha sido de fraca a moderada.

Gramado e Canela também registraram neve, mas em menor intensidade e que, por vezes, veio misturada a um chuvisco congelado. Muitos turistas foram para as ruas fazer fotos e vídeos. O Centro de Gramado ficou lotado durante a noite. Grande quantidade de pessoas ficou concentrada na avenida Borges de Medeiros, em frente à Rua Coberta e à Igreja Matriz São Pedro. Pequenas partículas de gelo caíram do céu no começo da noite, mas os flocos não chegaram a acumular. 

E a neve finalmente chegou… Em Canela (RS). Mas se você não está lá para ver, a gente te mostra um pouquinho aqui ????pic.twitter.com/VuJhIbHlUk

— Metrópoles (de ????) (@Metropoles) August 21, 2020

A queda de neve também ocorreu em Jaquirana, Cambará do Sul, Riozinho, Bom Jesus e São José dos Ausentes, onde a neve chegou a se acumular sobre os veículos.

Os prognósticos da MetSul Meteorologia indicam que nas primeiras horas desta sexta-feira ainda há chances de neve nos Aparados da Serra, mas no decorrer do dia, com a abertura do tempo, as possibilidades cessam, levando as chances para o Norte de Santa Catarina e parte do Paraná. 

Neve em Bom Jardim da Serra!Acredite é no Brasil! pic.twitter.com/sRimwsrQzm

— Donjuan (@Dom_juan36) August 21, 2020

TEMPO | Muita neve em Bom Jardim da Serra (SC). Video do Instagram @ biguas. pic.twitter.com/F09TmGLRqs

— MetSul.com (@metsul) August 21, 2020

Paraná

A possibilidade do Paraná ter neve é baixa, mas não é descartada. “Tecnicamente, não é possível descartar, mas a chance é pequena. Modelo WRF projeta temperatura entre 2°C e 4°C com precipitação para Curitiba e São José dos Pinhais e com a atmosfera muito resfriada, o que, em tese, são condições propícias. No campo espacial, o modelo mostra chance de neve perto de Curitiba. A atmosfera em altitude não estará tão fria quanto em 2013, o que nos leva a destacar a chance baixa”, explica meteorologista Estael Sias, da MetSul.

O Paraná amanheceu, nesta sexta-feira (21), com cidades com temperaturas negativas e mínimas abaixo de 12ºC em todas as regiões do estado. 

De acordo com o Sistema Meteorológico Simepar, o ar gelado permanece em todas as cidades, mas o frio mais intenso ocorre nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do estado.

Até as 5h, a menor temperatura do estado era de -2,8ºC, em Palmas, na região sul, ainda conforme o Simepar. Cascavel também amanheceu com mínima negativa de -1ºC.

Em Palmas, poças de água amanheceram congeladas | Foto: Michele Arenza/RPC

 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *