O time de handbeach de Cascavel, conhecido como Cobrahandbeach, tem se destacado nas competições estaduais e nacionais. Com mais de 15 anos de história, a modalidade começou de forma despretensiosa, reunindo um grupo de atletas que participavam de festivais de verão nas prainhas da região. Hoje, o time participa de importantes campeonatos, como o Circuito Brasileiro e o Campeonato Paranaense de Handebol de Praia.
Em entrevista ao podcast De Olho no Esporte, Elizandra Schlichting, uma das pioneiras do handbeach em Cascavel, relembra o início dessa trajetória: “A gente começou com um grupo de meninas que jogavam por diversão nas praias de Santa Helena e Porto Mendes. Aos poucos, a coisa foi ficando mais séria, com a criação da liga do Paraná, e o nível foi crescendo. Hoje, participamos de competições estaduais e nacionais com um time formado por atletas de diferentes categorias.”
O handebol de praia se diferencia bastante do tradicional handebol de quadra. As regras são únicas, com menor número de jogadores em campo e jogadas mais dinâmicas, como o gol espetacular, que vale mais pontos. “No handbeach, os movimentos são mais acrobáticos. Temos o gol de 360 graus, o gol do goleiro e jogadas aéreas que contam mais pontos, o que torna o jogo emocionante e estratégico”, explica.
Renovação e fortalecimento
O crescimento do handbeach de Cascavel também passa pela renovação das categorias de base. A equipe vem apostando no desenvolvimento de jovens talentos, com destaque para as atletas cadetes, de 16 anos, que já competem na categoria juvenil. Lizandra ressalta a importância desse processo: “Estamos sempre buscando novas atletas nas escolas e através de projetos sociais. Além disso, temos as escolinhas aos sábados, onde convidamos jovens para conhecer a modalidade. É fundamental garantir a renovação para manter o esporte em crescimento.”
Competições
Neste fim de semana a categoria cadete de Cascavel participa de uma etapa do Campeonato Paranaense em Paranavaí. “Temos etapas durante todo o ano, e o calendário é intenso. As competições se estendem até janeiro, quando encerramos o ciclo e nos preparamos para o novo ano esportivo. Agora, a equipe se prepara para os Jogos Abertos, que acontecerão no final de novembro, e para a última etapa do calendário anual, que encerra em janeiro”, disse. “Nosso objetivo é tornar o handbeach de Cascavel cada vez mais conhecido e atrair mais atletas para fortalecer o esporte”, conclui Elizandra.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário