O recente aumento de novos casos de coronavírus em todo o Paraná tem levado muitos municípios e o próprio Governo do Estado a retomarem as medidas mais restritivas para conter o avanço da doença. Nesta quarta-feira (19), é a vez da Prefeitura de Maringá anunciar que vai publicar novo decreto, com mais restrições, para tentar frear o número de casos e a ocupação de leitos hospitalares.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Segundo a prefeitura, o documento deve ser publicado ainda no decorrer desta quarta-feira, mas as medidas entrarão em vigor apenas na sexta-feira (21), a partir das 5h. A expectativa é que as novas regras tenham validade até 31 de maio.
Entre as restrições já anunciadas pela prefeitura está a mudança no toque de recolher, que deve ser ampliado e passará a valer das 22h às 5h do dia seguinte. Durante esse mesmo período, deverá ser proibida, também, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas.
De acordo com a Prefeitura de Maringá, ainda haverá mudança nos horários do comércio e de prestadores de serviço em geral.
“Os números da pandemia e o histórico dos resultados eficazes dos períodos mais restritivos justificam o decreto. Um exemplo é que a média de incidência de contaminação no início de março era de 445 por 100 mil habitantes. No final de abril, com decretos mais rígidos, o número baixou para 157. Após a flexibilização, a incidência começou a subir novamente e já está em 189. Com tendência de alta. O índice satisfatório é 100 e o ideal é 20 (por cem mil habitantes)”, explicou a prefeitura.
Maturidade
No município de Cascavel a situação não é diferente. Os casos de coronavírus voltaram a subir, assim como a lotação de leitos nos hospitais e UPAs. Por conta disso, o prefeito Leonaldo Paranhos fez um pronunciamento nesta terça-feira (18), dando prazo até segunda para cidade mostrar maturidade no enfrentamento da covid.
Segundo o prefeito, até lá nenhum novo decreto será editado. Mas, que fiscais do município estarão observando o comportamento das empresas e da população em geral até domingo e na segunda-feira (24) a situação será reavaliada.
“Na segunda-feira voltaremos a falar para dizer quem cumpriu e quem não cumpriu, quem tem compromisso e quem não tem compromisso. Continuo aqui junto com a nossa equipe fazendo tudo o que é possível e eu quero que você faça a sua parte”, encerrou o prefeito.
Fonte: GMC Online
Deixe um comentário