A Sanepar ampliou a capacidade de produção de água tratada do sistema de Irati em 19% neste ano. Nesta terça-feira (3), uma intervenção no sistema de bombeamento da captação do Rio Imbituvão, que aumentou a potência do equipamento, permitiu um ganho de volume de 8%. Além disso, ações realizadas em fevereiro, proporcionaram um incremento de 11% no volume de captação de água.
Com isso, nesta semana, a adução do sistema de Irati passou de 63 para 75 litros de água por segundo, o que representa um acréscimo de mais de 1 milhão de litros de água por dia.
A gerente-geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, destaca que este aumento na produção garantirá o abastecimento do município até que a obra estruturante de ampliação do sistema, que está em processo de licitação, seja finalizada.
“Também foram executadas neste primeiro semestre, a instalação de novas redes de água em Irati para melhorar o sistema de distribuição, e já estamos vendo resultados”, completa.
- Sanepar licita obra para coletar e tratar esgoto da Zona 6 em Maringá
- Alto índice de saneamento ajuda Paraná a ser referência em qualidade de vida, aponta IPS
MAIS ÁGUA– Pensando no futuro, está em processo de licitação uma obra estruturante de ampliação do sistema de abastecimento de água para acompanhar o crescimento da cidade. Com previsão de início ainda em 2025, e prazo de 18 meses para execução, estas obras vão ampliar a captação e a produção de água tratada, aumentando a capacidade do sistema em 50%.
As obras contemplam captação, nova adutora de água bruta, nova estação elevatória de água bruta e ampliações na estação de tratamento.
Fonte: Secom Paraná
Deixe um comentário