Conexões Urbanas

A ONU-Habitat está implementando o projeto Conexões Urbanas em Foz do Iguaçu. (Foto: assessoria ONU)

 ONU-Habitat, agência da ONU focada em promover o desenvolvimento urbano sustentável, está implementando o projeto Conexões Urbanas em Foz do Iguaçu. A cidade vai receber uma avaliação de 26 espaços públicos, com o objetivo coletar e analisar dados para requalificar cada região. A ação é promovida simultaneamente em Ciudad del Este, no Paraguai. Além dos dois municípios, mais dois grupos de cidades fronteiriças fazem parte do projeto, incluindo outros dois paranaenses, Barracão e Bom Jesus do Sul.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO 

PlanejamentoO Conexões Urbanas – Planejamento de Espaços Públicos para Comunidades Inclusivas é uma parceria inédita entre as equipes do Brasil e do Líbano da ONU-Habitat, onde há um piloto similar, além do Programa de Espaços Públicos e Divisões Globais da sede do ONU-Habitat, no Quênia. Na América Latina, as atividades darão ênfase à dinâmica dos espaços públicos de seis municípios.

Convenção do PPO PP é o primeiro partido a marcar as convenções partidárias.  Os Progressistas vão se reunir e anunciar seu destino no dia 23 de julho em Londrina. O anúncio foi feito pela presidente estadual da legenda, deputada Maria Victória. Segundo a deputada, a escolha da cidade de Londrina prestigia a administração inovadora e eficiente do prefeito Marcelo Belinati. Com aprovação superior a 80%, Marcelo é o prefeito mais bem avaliado entre as grandes cidades do país. A convenção vai reunir os seis deputados estaduais, os seis deputados federais, 22 prefeitos, 33 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores de todas as regiões do Estado.

Orçamento secretoMais uma vez o senador paranaense, Oriovisto Guimarães (Podemos), surpreendeu grande número de senadores ao defender a extinção do “orçamento secreto” que vem sendo utilizado de forma eleitoreira pelo presidente Jair Bolsonaro. Para ele, trata-se de um instrumento “secreto, desleal e desigual”. “Eu e o meu partido preparamos um pedido ao relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para acabar de vez com o orçamento secreto, um escândalo que deixa todos nós, políticos, sob suspeição pelo uso do dinheiro público sem nenhuma transparência. Esse horroroso orçamento mostra a dependência, a mercantilização da opinião de parlamentares para votar a favor do governo”.

Cidadão da capitalSérgio Moro (União Brasil) recebeu nesta quinta-feira (30), da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o título de cidadão honorário da capital paranaense. Natural de Maringá, Sérgio Moro nasceu em 1972 e cursou Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo aprovado no concurso da magistratura para a Justiça Federal no ano de 1998. Deixou a magistratura federal em 2018, para se tornar ministro da Justiça na gestão Jair Bolsonaro, tendo permanecido no cargo até 2020, quando se desligou do governo para atuar como consultor e advogado.

Vacina MaisO Paraná aderiu à campanha nacional de vacinação ‘Vacina Mais’, promovida pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). Ela tem o objetivo de chamar atenção sobre o assunto e ampliar a imunização da população. Além de ações conjuntas para operacionalizar e realizar a vacinação em todo o País, peças publicitárias e informativas também estão sendo lançadas para conscientizar as pessoas sobre os benefícios da vacinação.

Desativando as redesOs perfis do Governo do Estado nas redes sociais serão desativados neste sábado (2). O motivo é a legislação eleitoral. Para evitar qualquer questionamento de uso da máquina pública, o governo optou por tirar tudo do ar. Além das redes sociais, o site da Agência Estadual de Notícias, que divulga as ações do governo, permanecerá no ar, mas apenas com informações de utilidade pública como boletins da covid, dengue, entre outras coisas. A iniciativa é adotada em todos os governos em períodos eleitorais, já que é grande o risco de uma ação eleitoral.

Pequenas empresasO BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) já liberou mais de R$ 148 milhões para micro e pequenas empresas.  A operação é realizada em parceria com instituições financeiras contratadas pelo banco, que repassam os recursos. “A ideia é aproximar o banco da sociedade. Nosso compromisso é tornar o financiamento uma realidade possível para os micro e pequenos empreendedores, que movimentam a economia local e geram desenvolvimento nas cidades”, explicou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

CPI do MECPartido de Gilberto Kassab, o PSD é visto como fiel da balança na composição de forças da CPI do MEC. A legenda terá direito a fazer duas indicações para a comissão parlamentar de inquérito. Kassab tem mostrado propensão à neutralidade na eleição presidencial. Os mais cotados para assumirem as vagas do partido na CPI são Daniella Ribeiro, da Paraíba, e Carlos Fávaro, do Mato Grosso.

Enade 2022O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2022, acontecerá no dia 27 de Novembro. O teste é feito para aferir o conhecimento dos estudantes e a qualidade das instituições de ensino. O Enade 2022 avaliará os estudantes concludentes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano três do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 6 de julho a 31 de agosto, no Sistema Enade.

Candidato à reeleiçãoO presidente Jair Bolsonaro (PL) deve lançar sua candidatura à reeleição na primeira semana das convenções partidárias. Um evento está sendo programado pelo PL no dia 23 de julho. Recentemente, Bolsonaro definiu seu candidato a vice, o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. O período para confirmação de candidaturas vai de 20 de julho a 5 de agosto.  O lançamento do projeto eleitoral do presidente deverá acontecer em Brasília.

Limite de gastosO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que estabelece o critério para fixar os limites de gastos de campanha por cargo eletivo em disputa nas Eleições 2022. Segundo a decisão unânime do Plenário, serão adotados os mesmos valores das Eleições 2018, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com a definição desse critério, os valores atualizados devem ser divulgados até o dia 20 de julho, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.607/2019.

Fonte: ADI-PR

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *