Um dos principais desafios do mercado de trabalho no Oeste do Paraná está na alta taxa de turnover — a rotatividade de profissionais nas empresas, que hoje varia entre 5% a 7% ao mês, índice considerado elevado quando comparado a territórios com características semelhantes no Brasil. O dado preocupa empresas, gestores e especialistas em recursos humanos, e motivou a realização da 2ª Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, promovida pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), no dia 17 de junho, a partir das 13h, na sede da Acimacar, em Marechal Cândido Rondon.
Com o tema “Desenvolvendo ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos com foco no engajamento e produtividade de profissionais”, o evento reunirá empresários, autoridades, especialistas e técnicos para debater os fatores que contribuem para a rotatividade e construir caminhos para um mercado mais estável e eficiente.
Reduzir 20%
De acordo com Sergio Marcucci, coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade do POD, um dos eixos centrais da Conferência será justamente o desafio de reduzir em 20% a taxa de turnover até 2028, conforme meta definida no plano de ação da câmara.
“O Oeste do Paraná registra, em média, 235 mil admissões e demissões por ano. Se conseguirmos reduzir esse número em 20%, estamos falando de quase 50 mil movimentações a menos, o que representa uma economia significativa para as empresas, além de mais estabilidade para os trabalhadores”, analisa Marcucci.
A Câmara Técnica de Empregabilidade é uma das oito frentes de trabalho em operação no POD, programa que integra mais de 60 entidades organizadas da região, entre universidades, parques tecnológicos, empresas, cooperativas e órgãos públicos. A proposta é conectar estratégias de desenvolvimento com as reais necessidades do mercado de trabalho regional.
Palestras e oficinas
A Conferência terá uma programação intensa, com mediações temáticas, mesa-redonda com empresários e oficinas práticas. A palestra principal será ministrada por Daniela Diniz, especialista do Great Place To Work (GPTW), com o tema: “O futuro do trabalho é humano: saúde psicossocial, cultura e liderança como estratégia para produtividade”.
Também estão previstas as seguintes apresentações:
- Equipes resilientes e transformadoras: estratégias para manter a performance em tempos de mudança – Andréia Altran
- Cultura organizacional saudável: o papel da liderança na construção de ambientes saudáveis – Sandra Cantu Hendges
- Gestão de riscos psicossociais: da conformidade à estratégia para engajar pessoas às empresas – Lais Raycik
- Saúde mental no trabalho: como implementar uma gestão estratégica e preventiva nas organizações – Rodrigo Bonetti
Parcerias e inscrições
A realização da Conferência é do POD, com patrocínio do Sistema Fiep, Fomento Paraná e Great Place To Work. O evento também conta com apoio das empresas A.Altran Desenvolvimento de Profissionais, Éclori Desenvolvimento, C.Vale, Digitaldoc e Supera Sistemas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelas redes sociais do Programa Oeste em Desenvolvimento, no perfil @oesteemdesenvolvimento .
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário