Três novas pesquisas divulgam seus levantamentos sobre a corrida presidencial neste segundo turno nesta quarta-feira (19). As pesquisas Genial/Quaest e PoderData já apresentaram seus resultados, enquanto o Datafolha divulga sua terceira pesquisa no segundo turno a partir das 18 horas.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Nos dois levantamentos já divulgados os resultados são muito semelhantes, oscilando apenas um ponto percentual para os dos candidatos, mas ambas apontando para vantagem a favor do ex-presidente Lula (PT).
A pesquisa Genial/Quaest traz Lula com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro (PL). Já o PoderData mostra Lula com 52% e Bolsonaro com 48%.
Pesquisa Genial/Quaest
Votos válidos
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 53%
- Jair Bolsonaro (PL) – 47%
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47%
- Jair Bolsonaro (PL) – 42%
- Brancos/Nulos/Não vão votar – 6%
- Indecisos – 5%
A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas de forma presencial entre os dias 16 e 18 de outubro e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR‐04387/2022.
Pesquisa PoderData
Votos válidos
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 52%
- Jair Bolsonaro (PL) – 48%
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 48%
- Jair Bolsonaro (PL) – 44%
- Brancos/Nulos – 5%
- Não sabe – 3%
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 351 municípios nas 27 unidades da federação entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08917/2022.
Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário