Conselho Municipal apresenta propostas para transformar o esporte em Cascavel

Foto:Reprodução/JPB

O Conselho Municipal de Esportes de Cascavel, formado por representantes de várias entidades ligadas ao esporte, associações de moradores e órgãos do governo municipal, está liderando um esforço significativo para um projeto voltado ao esporte e lazer na cidade. Em participação no podcast “De Olho no Esporte” desta semana, o presidente do conselho Marcelo Rizzotto, destacou que a proposta foi concebida a partir da participação popular e enfatiza a formação de atletas desde a infância, descentralizando a oferta de atividades esportivas para atender a todas as regiões da cidade.

Descentralização

Uma das principais estratégias do plano é a descentralização das instalações esportivas, evitando grandes obras como arenas multiuso, em favor de ginásios menores distribuídos pelos bairros. “Com ginásios menores, podemos atender melhor a comunidade, facilitar o acesso ao esporte e evitar custos exorbitantes de manutenção”, explicou. A ideia é que cada região de Cascavel tenha acesso facilitado às atividades esportivas, promovendo saúde e cidadania.

Apoio dos pré-Candidatos

O plano de governo também foi apresentado aos pré-candidatos à prefeitura, que participaram de reuniões e demonstraram apoio à proposta. “Todos os pré-candidatos que participaram das reuniões ou enviaram representantes mostraram uma receptividade muito positiva ao nosso plano”, pontuou. A proposta inclui 10 itens principais, destacando a contratação e capacitação de profissionais de educação física, a melhoria da infraestrutura esportiva e o apoio contínuo aos atletas.

Formação

O plano prevê a formação e manutenção de atletas, oferecendo apoio desde a infância até o alto rendimento. “Precisamos de exemplos de atletas de Cascavel para inspirar nossas crianças”, disse. Além disso, o transporte para competições e atividades dentro do município é uma prioridade, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades esportivas.

Gestão Técnica sem política

Um dos pontos polêmicos, mas essenciais do plano, é a nomeação de gestores técnicos e qualificados, evitando nomeações políticas. “É necessário ter gestores que conheçam o esporte e sejam capazes de implementar políticas eficazes”, ressalta Rizzotto. A proposta busca garantir que as decisões sejam baseadas em conhecimento técnico, e não em interesses políticos.

Número de profissionais insuficiente

Atualmente, Cascavel conta com apenas 31 profissionais de educação física, um número considerado insuficiente. “Precisamos de, no mínimo, o dobro de profissionais para atender a demanda da cidade”, alerta. O plano propõe a contratação e capacitação de mais professores para implementar os projetos esportivos nos bairros.

O plano de governo para o esporte e lazer de Cascavel é uma iniciativa abrangente que visa atender as necessidades da população e promover o desenvolvimento esportivo da cidade. Com uma abordagem descentralizada, parcerias estratégicas e a nomeação de gestores qualificados, o objetivo é transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, concluiu Rizzotto.

CNTA um elefante branco

Durante a entrevista, Marcelo Rizzotto questionou também o atual papel da Fundação Municipal de Esportes. Segundo ele, a fundação não está cumprindo seu propósito original. Ele acredita que a fundação deveria focar exclusivamente no esporte de rendimento, assumindo essa responsabilidade por meio de chamamentos públicos e outras iniciativas. “A Secretaria de Esporte e Lazer deveria se concentrar nas praças esportivas, campeonatos internos, atividades amadoras e projetos voltados para as crianças”, afirma. Atualmente, a fundação cuida apenas do Centro Nacional de Atletismo, o que Rizzotto considera insuficiente. “É um elefante branco, um baita espaço para o atletismo, um espaço de nível mundial, mas está subutilizado. Precisamos garantir que seja aproveitado ao máximo”, conclui. A reestruturação proposta visa melhorar a eficiência e o alcance das atividades esportivas em Cascavel, beneficiando tanto atletas de alto rendimento quanto a comunidade em geral.

”Centro Nacional de Atletismo precisa ser melhor utilizado”(Foto:Paraná Eportes

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *