Na década de 50, mulheres se reuniam para lavar roupas à beira do córrego, uma cena que costumava ser uma parte importante da vida cotidiana em muitas comunidades, e em nossa cidade um dos locais utilizados era o córrego localizado na atual Rua Pio XII, hoje conhecida como Fonte dos Mosaicos.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
À época o córrego era acessado por uma estreita estrada carroçável, um local que guarda as histórias de muitas mulheres simples, mães de família, que realizavam um trabalho árduo e sofrido de esfregar, enxaguar e secar as roupas manualmente, uma atividade física que exigia muito esforço.
Essas mulheres que devem ser lembradas, “temos que reconhecer o trabalho, a força dessas mulheres que fizeram história em nosso município”, é o que enfatiza a vereadora professora Beth Leal, que apresentou o projeto nº 77/2023, aprovado nesta semana, para nomear o córrego da Rua Pio XII, como Córrego das Lavadeiras.
“Mais do que o nome de um córrego, é uma homenagem que visa o resgate histórico da nossa cidade, lembrando de pessoas que construíram os pilares da nossa casa e da nossa cidade. O que vemos hoje é fruto do trabalho dos nossos antepassados”, destaca a vereadora.
Com o passar dos anos tudo foi se desenvolvendo, já não temos mais mulheres indo aos rios, até mesmo porque, hoje temos uma legislação que protege nossos rios, córregos, arroios… A evolução tecnológica é surpreendente, jamais poderíamos imaginar que um dia fosse possível colocarmos roupas em uma máquina e recebermos tudo limpo e cheiroso.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário