CTG Estância Colorada realiza o 24º Fecastchê Festival Cascavelense de Arte e Tradição Gaúcha

Um dos eventos mais tradicionais da cultura gaúcha acontece neste fim de semana em Cascavel. É o Fescatchê, que ocorre no sábado (15) e domingo (16) no Parque de Exposições Celso Garcia Cid (Expovel.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Esta é uma etapa do circuito classificatório para o Fepart (Festival Paranaense de Arte e Tradição), contanto apenas com as competições nas áreas artísticas do tradicionalismo gaúcho.

A organização do evento fica a cargo do CTG Estância Colorada em parceria com a 10ª RT (Região Tradicionalista) e o MTG-PR (Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná).

O evento conta com a participação de 54 grupos nas danças tradicionais e mais de 300 competidores nas categorias individuais (chula, gaita, dança de salão, violão, declamação, trova, causo e solista vocal).

Todas as categorias são divididas por idade: Pré-mirim 6 à 8 anos; Mirim 9 à 13 anos; Juvenil 12 à 17 anos; Adulta 18 à 30 anos; Veterana acima de 30 anos; Xirú mais de 50 anos. Contamos com a participação de mais de 20 CTGs nesse evento, que também estarão alojados no parque e em escolas próximas ao festival.

Programação

O evento inicia sábado às 8h30 no pavilhão central da Expovel, com as competições das invernadas artísticas (grupos de dança). Já as categorias de dança de salão e chula iniciam às 13h no palco do círculo italiano. As demais categorias individuais (declamação, causo, trova, solista e instrumental) começam às 8h30 nos demais palcos do festival.

Já no domingo, o Fecastchê é retomado a partir das 9h no pavilhão principal com os grupos de danças tradicionais, as outras categorias também iniciaram às 9h nos mesmos palcos do dia anterior.

Durante o evento também acontecerá o Projeto Amor em Fios, em parceria com a Uopeccan e o departamento Cultural do CTG Estância Colorada gestão 2022 / 2024. Essa ação é em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de arrecadar cabelos, retalhos de malha, lenços, novelos de lã, elásticos e fios de algodão. A entidade tradicionalista que colaborar com a maior quantidade de doações receberá um troféu e certificado.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *