Deputado Padovani destaca importância da ferrovia bioceânica em fórum da Caciopar

Nelsinho Padovani apresentando o projeto da ferrovia bioceânica

O deputado federal Padovani (União-PR) participou do 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná que aconteceu nesta sexta-feira (16) em Cascavel-PR, promovido pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) e com o apoio de inúmeras outras entidades do setor produtivo, órgão públicos e clubes de serviço com a finalidade de debater os principais gargalos que inibem o verdadeiro potencial de crescimento da região. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.NOS NO GOOGLE NEWS.

Padovani marcou presença no evento e palestrou sobre o direito à propriedade, agronegócio, marco temporal, segurança jurídica e a ferrovia bioceânica, importante projeto que vai ligar o Brasil ao Chile, através de uma ferrovia que possibilite o escoamento de grãos e carnes de forma mais ágil e segura.

“Defendo que o projeto da ferrovia bioceânica irá revolucionar o transporte de grãos entre as Américas, possibilitando um transporte seguro e eficaz, contribuindo para a geração de empregos e desenvolvimentos do Brasil”, enfatizou.

Nas palavras do presidente da Caciopar, o evento criado com a finalidade de debater os principais gargalos que inibem o verdadeiro potencial de crescimento da região.

 “O compromisso de todos neste fórum foi de contribuir para a indicação de alternativas que possam tornar o futuro do Oeste mais promissor a todos”, disse o presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere.

O objetivo do Fórum Econômico e Político do Oeste é aprofundar debates em torno de três temas fundamentais: Infraestrutura, Agronegócio e Atuação regional da Itaipu. 

“Faremos um grande esforço, com a participação também de representantes políticos do Oeste, de encontrar consensos sobre os próximos passos que a região precisará dar em direção aos seus objetivos coletivos”, disse o vice-presidente do POD e presidente do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), Alci Rotta Júnior.

O evento tem o apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). A organização do fórum foi dividida em painéis, onde cada responsável faria uma palestra sobre o assunto. 

Paovani também falou sobre o direito à propriedade, agronegócio, marco temporal e outros temas

 

A Programação

– O painel de infraestrutura foi moderado pelo vice-presidente, Alci Rotta Júnior. O tema: Nova Ferroeste foi coordenado pelo grupo de trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná pelo coordenador, Luiz Henrique Fagundes.

–  Ferroeste: Presidente da Ferroeste, André Gonçalvezs

– Rodovias (Nova Concessão): Vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Alci Rotta Jr.

– Demandas da Tríplice Fronteira: Presidente da ACIFI, Danilo Vendrusculo

– Energia: Qualidade na distribuição e transmissão no Oeste/PR – diretor-presidente da CIBiogás-ER e diretor de Meio Ambiente da Caciopar, Rafael González

 O Painel do Agronegócio foi moderado por, Jonis Centenaro que é diretor de Comex da CACIOPAR.

– Direito à Propriedade: Presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Roberto Orso.

– Taxação do Agro: Juliano Murbach, advogado tributarista.

– Seguro e Crédito Rural: Diretor de Negócios da Cresol, Tiago André Risso

– Conectividade Rural: Diretor executivo da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (FUNTEC), Renato Tratch.

O painel de Itaipu e a atuação regional ficou a cargo do moderador Zado, Evandro Grade, presidente dos Lindeiros que debateu a visão e expectativa dos municípios Lindeiros ao lago de Itaipu e dos municípios do oeste do Paraná.

– Ações da Itaipu e do parque tecnológico Itaipu (PTI) em prol do desenvolvimento regional, Diretor-Superintendente do PTI-Brasil, Irineu Mario Colombo.

Vereador Mazutti, Deputado Federal Padovani, Deputado Estadual Hussen Bakri

 

Sobre a Caciopar

A Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, iniciou suas atividades no dia 3 de abril de 1976. A criação de uma entidade que pudesse representar a região e ser a porta-voz das associações comerciais e empresariais do Oeste foi sugerida pelo empresário cascavelense Hylo Francisco Bresolin, que na época era presidente da Acic, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A Caciopar é a mais antiga entre as coordenadorias atualmente integradas à Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná.

O principal objetivo da coordenadoria, hoje com 46 associações comerciais e empresariais filiadas, representando mais de 16 mil sócios é: “A integração e o fortalecimento socioeconômico da região Oeste do Paraná e o crescimento sustentado das associações comerciais e empresariais que representa, e também fazer com que prevaleçam as relações éticas nos negócios e na política, visando o desenvolvimento de toda a sociedade”. Para o fundador Hylo Bresolin, a entidade tem como característica essencial trabalhar pautada nos interesses da coletividade e pelo contínuo fortalecimento de uma região formada por gente trabalhadora, fraterna e hospitaleira.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *