Uma votação inusitada aconteceu nesta semana na Assembleia Legislativa do Paraná. A bancada que costuma dar sustentação a Ratinho Junior (PSD) derrubou veto parcial do governador ao projeto de lei que estabelece regras para aterros sanitários e para o gerenciamento de resíduos sólidos no Paraná. Com a decisão, poderá entrar em vigor uma lei que permite ao Paraná receber lixo de outros estados para processamento.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.
Apesar dos argumentos do governador e do parecer técnico da área ambiental do estado, o veto foi derrubado com orientação do líder do governo, Marcel Micheletto (PL) e “apelo pelo voto não” do presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSD). Resultado: o veto do governador foi derrubado após receber 29 votos contrários (um a mais que os 28 necessários) e 13 favoráveis, sendo que a bancada de situação votou pela derrubada do veto e a oposição por sua manutenção.
Filhos beneficiados
Com ampla maioria na Casa, uma “derrota” para Ratinho Junior no plenário é um fato raro na atual legislatura e por isso chama a atenção e os questionamentos surgem.
A Gazeta do Povo, em reportagem divulgada hoje pelo colunista Roger Pereira, denuncia que a derrubada do veto parcial do governador pode beneficiar os negócios de filhos de dois deputados estaduais. Ademar Luiz Traiano Junior, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), e Plauto Miró Guimarães Neto, filho de Plauto Miró (União), seriam sócios em uma empresa de coleta e tratamento de resíduos com atuação relacionada aos pontos vetados pelo governador na lei.
Questionado se o projeto beneficiaria os negócios do filho dele, o presidente Traiano achou a pergunta indelicada.
Retrocesso
A bancada de oposição, que votou a favor do veto do governador, prepara uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei aprovada. O Ministério Público do Estado diz que também vai contestar o projeto na Justiça e diz que todo o texto da nova lei representa retrocesso.
Como votou cada deputado
Votaram pela manutenção do veto:Arilson Chiorato (PT)Cristina Silvestri (PSDB)Gilberto Ribeiro (PL)Goura (PDT)Luciana Rafagnin (PT)Luiz Fernando Guerra (União)Mabel Canto (PSDB)Mauro Moraes (União)Michele Caputo (PSDB)Professor Lemos (PT)Requião Filho (PT)Soldado Fruet (Pros)Tadeu Veneri (PT)
Votaram pela derrubada do veto:Adelino Ribeiro (PSD)Alexandre Amaro (Republicanos)Bazana (PSD)Boca Aberta Junior (Pros)Cobra Repórter (PSD)Coronel Lee (DC)Del. Fernando Martins (Republicanos)Del. Jacovós (PL)Douglas Fabrício (Cidadania)Dr. Batista (União)Francisco Buhrer (PSD)Galo (PP)Gilson de Souza (PL)Guto Silva (PP)Luiz Claudio Romanelli (PSD)Marcel Micheletto (PL)Marcio nunes (PSD)Marcio Pacheco (Republicanos)Maria Victória (PP)Nelson Justus (União)Nelson Luersen (União)Plauto Miró (União)Reichembach (PSD)Ricardo Arruda (PL)Rodrigo Estacho (PSD)Soldado Adriano José (PP)Tercílio Turini (PSD)Tiago Amaral (PSD)Tião Medeiros (PP)
Não votaram:Ademar Traiano (PSD)Alexandre Curi (PSD)Anibelli Neto (MDB)Artagão Junior (PSD)Cantora Mara Lima (Republicanos)Elio Rusch (União)Evandro Araújo (PSD)Homero Marchese (Republicanos)Jonas Guimarães (PSD)Luiz Carlos Martins (PP)Nereu Moura (MDB)Paulo Litro (PSD)
Fonte: Gazeta do Povo e G1-PR
Deixe um comentário