Com o intuito de visitar os municípios afetados por fortes chuvas em Santa Catarina, o deputado federal, Nelsinho Padovani (União-PR), presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) organizou uma visita técnica com os deputados que compõe a Comissão, para avaliar os estragos provocados por chuvas volumosas e fortes ventos que ultrapassam os 100 km/h.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Dos 295 municípios, mais de 140 foram atingidos e 125 decretaram situação de emergência. Em Chapecó, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h, de acordo com o monitoramento virtual da EPAGRI/CIRAM. Até o momento, seis pessoas morreram desde o início dos temporais no estado.
Padovani acompanhou com preocupação as notícias sobre a situação dos municípios, juntamente com o deputado, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), e acompanhado pelas deputadas, Daniela Reinehr (PL-SC) e Sonize Barbosa (PL-AP).
Os parlamentares visitaram a Defesa Civil de Florianópolis, onde se encontraram com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis. Padovani enfatizou sobre a importância do diálogo dos órgãos do estado com o Governo Federal e se colocou à disposição, enquanto deputado federal e presidente da Comissão de Integração Nacional, para entrar em contato com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional e com a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“Devemos sempre manter o bom diálogo com o Governo Federal e ajudar no direcionamento dos recursos federais para que chegue a quem mais precisa. Enquanto presidente, a Comissão de Integração Nacional não medirá esforços para acionar os órgãos competentes e direcionar os recursos para quem mais precisa da mão do Governo”, enfatizou Padovani.
Após o encontro com os representantes da Defesa Civil em Florianópolis, os parlamentares foram recebidos pelo Governador do Estado, Jorginho Mello (PL-SC). O presidente da CINDRE, em nome dos parlamentares da comissão, se colocou à disposição para que juntos possam criar uma medida provisória para atender o estado de Santa Catarina, principalmente as 150 cidades afetadas pelas chuvas
“Infelizmente tivemos 6 mortes confirmadas e da mesma forma que trabalhamos no Rio Grande do Sul, movimentando o poder legislativo na figura da CINDRE, vamos acionar o poder Executivo, para que tome as providências necessárias para sanar os efeitos provocados pelas chuvas”, afirmou Padovani.
Padovani afirmou que com o esforço direcionado, da Comissão, no Rio Grande do Sul, a CINDRE conseguiu levantar o montante de R$ 300 milhões para ajudar o estado, através de uma medida provisória que tem a previsão de pagar R$360 milhões, pelo tesouro nacional. alocando recursos emergenciais junto ao ministério de Desenvolvimento Social.
“Estamos empenhados neste momento delicado pelo qual nossos irmãos de Santa Catarina estão passando e sendo afetados pelas chuvas. Nos solidarizamos, e estamos levando a presença da CINDRE ao estado, para uma ajuda humanitária, movimentando parlamentares de diferentes estados para que direcionem seus esforços para Santa Catarina”, reforçou.
Segundo o deputado, após tomar conhecimento desta tragédia de grandes proporções provocados por desastres naturais. Está é a função da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, estar presente nos estados e dar o apoio necessários nestes momentos, não é uma ação de Defesa Civil, mas certamente ao levantar os recursos necessários para a reconstrução de estradas, pontes, colégios, creches, hospitais e outros locais, certamente atenderão os órgãos competentes.
“Estamos lutando para salvar vidas, enquanto em outros países acontece a guerras que mata milhares de pessoas, aqui temos desastres naturais que provocam o sofrimento. Neste sentido, faremos tudo que estiver ao alcance do mandato como deputado federal e também o que estiver ao alcance desta presidência da CINDRE”, destacou.
Desastres Naturais no Paraná
Deputado destacou ainda a importância de se alocar recursos que atendam não somente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, mas também o estado do Paraná que foi severeamente castigado após fortes chuvas, deixando milhares de pessoas desabrigadas, provocando mortes e causando inundações.
“As cidades de Bituruna, São Mateus do Sul, União da Vitória e tantas outras que sofreram pelos estragos provocados, que deixou mais de 10 mil pessoas desabrigadas. Estou em contato com os demais prefeitos da minha região, para que juntos possamos trabalhar e ajudar a todos”, enfatizou Padovani.
Fonte: Ascom Padovani
Deixe um comentário