Descarbonização do transporte público: ônibus elétricos chegam em Cascavel

A fabricante chinesa Higer Bus entregou, por meio da TEVX Motors Group, os primeiros veículos para Cascavel. Do tipo articulado, os dois ônibus tem 18,7 metros de comprimento e capacidade para mais de 150 pessoas. O desembarque ocorreu no porto de Vitória/ES no fim da última semana, mas os ônibus só chegaram ao Oeste do Paraná na terça-feira (29). Conforme a Prefeitura de Cascavel, os coletivos precisam ser emplacados e documentados, ainda é necessária a instalação dos validadores, equipamentos eletrônicos que fazem o registro das passagens. A Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) não deu uma data para o início das operações, mas tudo indica que será ainda em maio. O Preto no Branco, nos últimos meses, inúmeras vezes solicitou informações sobre este projeto com a Autarquia, mas nunca foi respondido.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS

Com custo total de R$ 43 milhões, os dois articulados foram adquiridos, via pregão eletrônico, junto a 13 ônibus do tipo básico, com 12,8 metros de comprimento, que devem chegar nas próximas semanas. Todos vão circular nos corredores exclusivos das avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco e também na avenida Carlos Gomes. A nova frota representa 10% do total de veículos do serviço e 50% dos ônibus das linhas troncais via canaletas. A compra contou com apoio do Governo do Estado e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Cascavel foi o primeiro município do Brasil a concluir um processo licitatório do gênero. As linhas que devem receber os ônibus chineses são 001 – Leste/Oeste; 005 – Nordeste/Oeste; 007 – Nordeste/Sudoeste; 008 – Leste/Sudoeste; 009 – Oeste/Sudoeste e 360 – Sul/Estação Central. 

Conheça os modelos

O Azure A12 BR (Básico) de 12,8 metros, e o Azure A18 BR (Articulado) de 18,7 metros, segundo a Higer Bus, são os ônibus elétricos mais eficientes do mercado, com emissões zero. Ambos têm autonomia aproximada de 270 kms por carga e atendem todos os padrões e homologações brasileiras. Mais de sete mil unidades já rodam pelo mundo, com destaque a Europa e Ásia. 

Os ônibus são alimentados por baterias de íon-lítio CATL, com capacidade de até 385 KWh no A12 BR e de 560 KWh no A18 BR. A CATL é uma das principais fabricantes mundiais de baterias, com parcerias de fornecimento para montadoras globais de veículos. O tempo de carregamento varia: uma carga completa em três horas no Básico e de menos de quatro horas no Articulado, garantindo o alcance de 270 kms, suficiente para uma operação urbana diária.

Os veículos contam com piso baixo total tipo “Low Floor” com rampas para cadeiras de rodas, assentos com estofado e corredores largos. Os recursos incluem ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de celulares, iluminação interna com diversas cores, painéis de informação, além de oferecer mais segurança para passageiros em pé, por meio de “pega-mãos” especiais. 

Configuração dos veículos 

Os ônibus menores contam com três portas do lado esquerdo e duas portas do lado direito, já os articulados possuem três portas de cada lado dos veículos. Essa configuração é necessária devido às estações das avenidas e as plataformas dos terminais serem à esquerda.

Carregamento 

Os ônibus serão carregados no Eletroterminal, construído ao lado do Terminal Oeste, entre a avenida Brasil e a rua São Paulo, que já está praticamente pronto. A energia solar será a fonte, já que uma usina fotovoltaica faz parte do programa de descarbonização da frota do transporte coletivo. O município vai gerar a energia, transferir à rede da Copel que, por sua vez, vai descontar da conta do Eletroterminal o valor compatível à produção da usina. Os carregadores e a usina custaram 

Operação

As empresas Pioneira e Viação Capital, que atualmente prestam o serviço por meio de contrato emergencial, vão operar a frota elétrica até que novas companhias assumam o sistema após o processo licitatório da concessão do transporte público, que deve ocorrer neste ano, seja lançado, concluído e homologado.

 

Fonte: Silvio Matos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *