Deserta, Ponte da Amizade chega aos 55 anos

Imagem da Ponte da Amizade nesta sexta-feira (27) | Foto: Reprodução/Catve

A Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (Brasil) a Cidade do Leste (Paraguai) completa nesta sexta-feira (27) 55 anos. E, pela primeira vez em sua história, passa o aniversário praticamente deserta. 

Uma câmera da Catve que transmite ao vivo imagens da ponte mostra um caminhão ou outro atravessando a ponte. O transporte de cargas é o único tráfego permitido pela via desde o dia 18 de março, quando o governo paraguaio decidiu fechar a fronteira com o Brasil para conter o avanço do novo coronavírus. Dois dias depois, o governo brasileiro tomou medida semelhante e desde então só caminhões atravessam a ponte. 

É um cenário muito diferente para uma estrutura que normalmente caracteriza-se na fronteira mais movimentada do Brasil, acostumada a receber cerca de 100 mil pessoas por dia. 

História

A Ponte Internacional da Amizade foi inaugurada em 27 de março de 1965 por Castelo Branco, presidente do Brasil e Alfredo Stroessner, presidente do Paraguai. Ela tem 552 metros de comprimento e 13,5 metros de largura. Foi construída durante as décadas de 1950 e 1960. 

Em função da construção da ponte sobre o Rio Paraná surgiu o comércio exportador e importador de Foz do Iguaçu. Se iniciou a colonização e inauguração da cidade de Puerto Stroessner, atualmente Cidade do Leste, cidade que ocupa o posto de segundo maior centro urbano do Paraguai e é a terceira maior zona franca de livre comércio do mundo, depois de Miami e Hong Kong, seus clientes na maioria são brasileiros atraídos pelos baixos preços dos produtos vendidos na cidade.

Castelo Branco, presidente do Brasil e Alfredo Stroessner, presidente do Paraguai, na inauguração da ponte em 1965.

 

 

 

Fonte: Catve

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *