A concessionária Ecocataratas reuniu representantes da imprensa de Cascavel na manhã desta quinta-feira (13) para dar detalhes acerca do cronograma de obras para a construção do novo Trevo Cataratas, cuja ordem de serviço foi assinada esta semana pelo governador Ratinho Junior. As explicações foram dadas pelo diretor-superintendente da Ecocataratas, Silvio Caldas.
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A obra exigirá um investimento de R$ 82 milhões e tem prazo de dois anos para sua conclusão. Estes recursos são oriundos de um acordo de leniência proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e firmado entre a concessionária que administra a rodovia, a Justiça e o governo Paraná.
Segundo a Ecocataratas, as obras serão divididas em três etapas, sendo que quatro quilômetros de desvios serão adequados para manter o fluxo no trevo. Atualmente, o trevo tem um movimento de aproximadamente 45 mil veículos por dia, com picos de até 3,5 mil veículos por hora.
A obra do novo Trevo Cataratas deve começar, de fato, no mês de setembro, mas os primeiros desvios da parte central do trevo, que é o maior gargalo, vão ocorrer só daqui seis meses.
A princípio, serão retirados alguns postes e placas, além de iniciar a relocação de algumas interferências. Depois é que serão feitas adequações nas marginais e iniciados os quatro quilômetros de desvios. Só depois da conclusão desses anéis que irão contornar o trevo, é que a parte central será isolada e acontecerão as mudanças mais significativas.
A obra prevê a construção de nove quilômetros de altas, ramos e vias, pavimentação de 70 mil m², dois quilômetros de drenagem e colocação de 230 postos de iluminação. Haverá a construção de dois viadutos e uma passarela com rampas e escada, além de contenções de 800 metros.
O acordo de leniência ainda prevê outras obras, como a inclusão das alças de acesso do viaduto Olindo Periolo, 14 quilômetros de terceiras faixas em 13 pontos de Cascavel até Guarapuava e uma via marginal em Foz do Iguaçu.

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