Eduardo Leite decide renunciar ao mandato de governador do RS

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

Após semanas de indefinição a respeito de seu futuro político, o governador Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira (28) que vai renunciar ao cargo. O comunicado da decisão foi feito em entrevista coletiva, no Palácio Piratini. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

“Vou renunciar ao poder para não renunciar à política”, disse Leite em um vídeo apresentado antes do início da coletiva.

O governador também anunciou que vai permanecer filiado ao PSDB. Ele estava avaliando a possibilidade de migrar para o PSD. O movimento permite que Leite esteja apto a concorrer a outros cargos nas eleições de outubro, inclusive a presidente da República. 

Com a renúncia de Leite, assume o comando do governo gaúcho o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula a função de secretário da Segurança Pública desde o início da gestão. Ranolfo é pré-candidato a governador pelo PSDB. 

Compareceram ao anúncio os principais líderes do PSDB gaúcho, como os prefeitos Jorge Pozzobom (Santa Maria), Valdir Bonatto (Viamão), Fátima Daudt (Novo Hamburgo) e Paula Mascarenhas (Pelotas), além de deputados estaduais e federais.

Leite é o primeiro governador desde Pedro Simon (MDB), em 1990, renunciar ao cargo faltando meses para o final do mandato. Na ocasião, Simon afastou-se para concorrer ao Senado.

Fonte: Gaúcha ZH

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *