Educação ‘amarga’ problemas com merenda, calor e segurança

Você já se imaginou em uma sala fechada, com outras 20 pessoas, em um calor de 35°C sem sequer um ventilador? Essa é a realidade das crianças da Escola Municipal Maria da Salete, reformada e entregue nesta semana em Cascavel.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS

A informação repassada por pais dos pequenos que estudam na unidade que há mais de 40 anos aguardava por uma reforma é que, apesar da estrutura nova e de tudo que foi feito, os alunos estão sofrendo por conta do calor. “Ficou tudo muito bonito, foi feita uma festa de inauguração, mas minha filha chega em casa passando mal. Quando o clima fica mais fresco ela até fala que ‘hoje não vou suar mãe’, disse a mãe de uma aluna do infantil.

A obra, que era aguardada há décadas, teve custo de mais de R$ 7,3 milhões. “Não sei se foi planejado, mas o que nos foi repassado quanto pais é que não se sabe quando vai ser instalado um ventilador de teto, de parede, de chão, um ar condicionado ou qualquer coisa que melhore a permanência das crianças em sala de aula”, comentou.

A reportagem do Preto no Branco entrou em contato com a Prefeitura questionando a respeito da reclamação dos pais. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que os aparelho de ar condicionado para a Escola Nossa Senhora Salete estão previstos na emenda FNDE, não citando quando eles serão instalados.

Merenda Escolar

Outro assunto que tem preocupado os pais é em relação a qualidade da merenda escolar. A denúncia encaminhada inclusive pela vereadora Professora Liliam (PT), que elaborou um ofício ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar, é de que desde julho deste ano houve redução na oferta de merenda. “As porções e a quantidade total de alimentos preparados devem atender as necessidades nutricionais dos estudantes”, afirma a vereadora. 

A denúncia da vereadora é corroborada por pais das escolas do Município. O cardápio, que é seguido em todas as unidades, incluía macarrão alho e óleo com salada, não sendo ofertado nenhum tipo de proteína às crianças, no dia de ontem (19).

Em nota, a Secretaria cita que o cardápio está disponível no Portal do Município e que a variedade de alimentos e nutrientes é ofertada ao longo da semana. 

A reportagem do Preto no Branco também teve conhecimento do não repasse de material de limpeza para as unidades de ensino, ficando a cargo de cada escola a compra. Em relação à isso, o Município diz que a distribuição foi indeferida somente agora para o mês de outubro, considerando que as unidades possuem saldo em estoque considerável.

Confira o cardápio desta semana;

Cadê o guarda?

Seis meses após a tragédia na escola de Blumenau (SC), e depois de muito se falar em segurança – inclusive um projeto para contratação de policiais foi aprovado na Câmara, escolas de Cascavel estão sem os guardas patrimoniais.

Eles foram retirados dos seus postos por conta do corte de gastos do Município e, segundo pais, reascendendo a sensação de medo. “Infelizmente vivemos em uma sociedade em que não sabemos o que pode acontecer. Hoje está tudo bem, mas amanhã tudo pode mudar. O guarda trazia segurança para nossos filhos”, comentou Aline Araújo, mãe de um aluno.

O Preto no Branco questionou também o Município em relação à isso. Em nota, a Secretaria de Segurança confirmou a retirada dos guardas patrimoniais das escolas. Segundo a nota, em relação às Escolas Municipais, ficou estabelecido que, em razão da falta de quantitativo de Guardas para todas as escolas, foi dada preferência para as de período integral e CMEIs, totalizando um número aproximado de 90 escolas. Sendo que as outras 30 escolas (total de 120), das quais 110 delas possuem monitoramento, alarme e botão do pânico. Deste modo, foram instalados mais oito computadores no videomonitoramento da Guarda Municipal e remanejados oito servidores que ficam no período integral (durante o horário escolar) fazendo o respectivo acompanhamento remoto.

Além disso, as rondas dos Guardas Municipais estão direcionadas a um provável e imediato atendimento em caso de necessidade. Por fim, existe um concurso público em andamento para a contratação de 120 Guardas Civis Municipais.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *