Elton Welter avalia ódio de alguns ao PT na região como uma disfunção cognitiva

Deputado federal Elton Welter em visita à redação do Preto no Branco | Foto: Jadir Zimmermann

Em visita à redação do Preto no Branco na última quinta-feira (4), o deputado federal do PT, Elton Welter, fez uma avaliação do ódio ao partido que ainda persiste em muitos núcleos políticos da região. Welter, que há poucos dias teve placas de publicidade vandalizadas em Toledo, entende que esse ódio alimentado por alguns extremistas é uma disfunção cognitiva.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS

Com isso, o deputado quer dizer que pessoas que agem desta forma tem uma dificuldade muito grande de pensar, aprender, memorizar ou concentrar-se na lógica dos acontecimentos políticos. E isso, no entendimento do parlamentar, leva a decisões inadequadas, criminosas e sem lógica.

“São pessoas que até hoje ainda acreditam que o presidente Lula não ganhou nas urnas e que a eleição foi manipulada. Pessoas que disseminam a intolerância, o ódio, que não conseguem viver com o contraditório e que tentam manipular a opinião pública. Vivem numa realidade paralela”, destaca.

Vandalismo

Elton Welter foi vítima direta desse ódio há poucos dias, quando placas publicitárias contratadas por ele comemoravam a conquista de um Instituto Tecnológico Federal para Toledo, foram vandalizadas. Apenas cinco cidades do Paraná foram contempladas neste ano com o benefício, e uma delas foi Toledo. Ele será edificado junto ao Biopark e a previsão é de que já neste ano abra o primeiro concurso.

“Não dá pra entender como pessoas que moram em Toledo podem destruir uma publicidade que comemorava a conquista de um Instituto Federal para a cidade. Como alguém da cidade por ser contra isso?”, questiona.

O caso, apesar de não ter conquistado eco na imprensa local, repercutiu em veículos de alcance nacional como a Folha de São Paulo e o jornal O Globo.

Ainda sobre o assunto, Welter disse que as pessoas envolvidas na vandalização das placas e também nas ameaças feitas tanto ao empresário que explora os espaços publicitários, quanto ao próprio deputado, serão identificadas e irão responder pelos crimes.

“Levamos o caso ao conhecimento da Polícia Legislativa Federal, em Brasília, que está investigando e tomará as medidas necessárias”, completou.

Antes e depois: a placa quando foi instalada e ao lado já destruída | Foto: Reprodução

Mudar o conceito

O deputado Welter acredita que com o tempo a região Oeste vai perceber que o PT “não é isso que pintam”. Ele entende que à medida que a população for percebendo no bolso os efeitos da política de distribuição de renda do Governo Lula, o conceito vai mudar.

“Temos a certeza que a economia do Brasil vai crescer, o salário mínimo vai subir e o poder de compra do trabalhador vai crescer. Automaticamente isso também vai se refletir em mais resultados ao comércio, que vai passar a vender mais e ter melhores resultados. Será uma reação em cadeia”, acredita o parlamentar.

Um dos pontos citados para justificar sua fala são duas leis que devem ser implantadas em breve pelo governo federal. Uma prevê a isenção de impostos para os produtos da cesta básica e a outra é a lei do cashback. O cashback prevê a devolução de impostos para um determinado público, como uma forma de reduzir as desigualdades de renda.

Elton Welter garante que nas regiões mais pobres das cidades a política de distribuição de renda já começa a ser sentida.

“O povo já sente no bolso que a situação está melhorando. Acredito que isso também vai gerar um efeito natural de combate a esse movimento de ódio contra o PT”, argumenta.

Eleições 2024

Outro tema tratado com o deputado durante a entrevista foi com relação ao pleito eleitoral de 2024 e as perspectivas no PT na região Oeste do Paraná. Como único representante federal do partido na região, Welter tem percorrido praticamente todos os municípios do Oeste, participando da organização partidária, mas também se colocando à disposição dos atuais gestores para pleitear por recursos junto ao Governo Lula.

No sentido eleitoral, Elton Welter manifesta boas perspectivas de vitória do PT na majoritária em municípios como Boa Vista da Aparecida, Vera Cruz do Oeste e Diamante do Oeste. Também manifesta que o partido terá extrema competitividade em localidades como Corbélia, Toledo, Cascavel e Ibema. Em Medianeira e Missal haverá candidatos fortes do PV, partido que integra junto com o PT a Federação Brasil da Esperança.

Especificamente sobre Toledo, sua base eleitoral, Elton disse acreditar muito no sucesso da pré-candidatura da Professora Nelsi. O seu nome deverá ter o apoio de uma frente progressista de partidos, envolvendo não só a Federação do PT, mas também partidos como o PSB, o PSOL/Rede e o PDT.

“Estamos nos reunindo e conversando para formar essa grande frente para apoiar o nome da Nelsi”, emendou.

Além destes municípios lembrados por Welter para a majoritária, ele acrescenta que em todas as localidades a Federação está se organizando para ter chapas competitivas para vereador, visando ocupar espaço também no poder legislativo dos municípios a partir de 2025.

Welter: ““O povo já sente no bolso que a situação está melhorando. Acredito que isso também vai gerar um efeito natural de combate a esse movimento de ódio contra o PT” | Foto: Jadir Zimmermann

Representatividade

Independente de questões partidárias, o deputado Elton Welter faz questão de apresentar-se aos atuais mandatários para lutar por benefícios aos municípios da região. Por isso a sua assessoria do seu mandato percorre a região constantemente, para levantar os pleitos que podem ser encaminhados ao governo federal ou instituições como a Itaipu Binacional.

“O Governo Lula vem reativando e criando diversos programas como o Minha Casa Minha Vida, no Novo PAC, Bolsa Família, Desenrola Brasil, Luz para Todos, entre outros. São programas não só para melhorar a vida direta das pessoas como também para ampliar a infraestrutura dos municípios. E nós estamos lá em Brasília para brigar para canalizar o máximo destes programas para a região”, disse.

Entre as obras do Novo PAC anunciadas para a região há poucos dias estão várias creches, unidades de saúde, ônibus para o transporte escolar e, inclusive uma Policlínica Regional para Cascavel no valor de R$ 30 milhões.

Welter ainda lembra da conclusão da duplicação da BR 163, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, que foi retomada e já está concluída.

Duplicação da BR 163 entre Toledo e Marechal: obra que estava paralisada foi retomada e concluída | Foto: Jadir Zimmermann

“Agora estamos trabalhando para viabilizar também a retomada do que falta para a conclusão da duplicação entre Cascavel e a localidade de Marmelândia”, disse.

Único parlamentar do Paraná na CCJ, principal comissão da Câmara Federal, Welter conclui observando que está à disposição dos paranaenses, em especial do Oeste.

“Muitas vezes as pessoas tem ótimas ideias para projetos ou políticas públicas. Estamos à disposição para ouvir e, se possível, levá-las adiante”, concluiu.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *