O Brasil não é mais o país de jovens que era há cerca de 30 anos. A idade média da população avançou e o número de idosos cresce em ritmo forte principalmente na última década.
Mesmo que o perfil de seus habitantes tenha mudado muito, são poucos os municípios preparados a enfrentar esse novo momento. Em Ibema a administração do prefeito Adelar Arrosi (PSDB) conta com ações e projetos especiais para atender e tornar especial as demandas da terceira idade.
Sob a liderança da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, Ibema conta com uma política conectada ao envelhecimento da população.
“Contamos com programas específicos e criados para oferecer atenção, respeito e dignidade a essas pessoas”, diz Adelar Arrosi. Os principais são as oficinas da Terceira Idade e do BPC e os projetos de hidroginástica e informática.
Uma equipe de referência, formada por cinco pessoas, acompanha o andamento de cada atividade. Ela é formada pela secretária Silvana Vigo da Rocha, pela assistente social Marilei Prechlak, pela psicóloga Suelem Jagas, pela coordenadora Marlene Pinheiro e pela professora de Educação Física Eliziane Galvan.
“São profissionais capacitadas e que conhecem a fundo seus ofícios e responsabilidades. A qualidade dessa equipe ajuda a explicar a eficiência e os bons resultados da política de atenção ao idoso de Ibema”, destaca o prefeito Adelar Arrosi.
Ações
A Oficina da Terceira Idade promove encontros todas as quintas-feiras, no Centro Múltiplo José Jorge de Souza, que foi recentemente reformado. Entre outras estruturas, conta com piscina, cancha de bocha e salão múltiplo uso. Ali, os idosos participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“Eles participam de exercícios que contribuem para o envelhecimento saudável, estimulando também a socialização e vínculos familiares”, diz a professora Eliziane Galvan. A oficina atua também na prevenção de possíveis situações de risco.
A função protetiva da família é preservada por meio da Oficina BPC, o Benefício de Prestação Continuada, sob responsabilidade da assistente social Marilei Vieira Prechlak e da psicóloga Suelen Jagas. Por meio dessa ação, idosos cadastrados podem participar, a cada duas semanas, de treinamentos e cursos de inclusão social.
Outra atividade que faz sucesso na terceira idade são as matinês dançantes quinzenais. Os encontros ocorrem em município vizinho, mas a administração pública de Ibema garante e custeia o transporte.
Nas segundas-feiras à tarde, idosos usufruem dos benefícios do projeto de hidroginástica. Ao mesmo tempo em que combatem o sedentarismo, as aulas melhoram a auto-estima, a coordenação, agilidade e a resistência dos alunos.
Já nas terças-feiras, no Centro Múltiplo, pessoas da terceira idade participam de curso de informática. “Ibema disponibiliza, além de pessoal capacitado, de todas as condições possíveis para que nossos idosos tenham uma velhice saudável, participativa e feliz. A inclusão digital se mostra bastante útil e interessante nesse processo”.
Todas as atividades e zelo oferecido aos seus idosos são totalmente gratuitos, bancados integralmente pelo município, sem qualquer tipo de custo ou mensalidade. Todos os cidadãos com mais de 60 anos com domicilio em Ibema podem participar espontaneamente das atividades em prol dos idosos oferecidos exclusivamente pela municipalidade.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário