Os filiados à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vão às urnas nesta terça-feira (15) para escolher o novo presidente da entidade. O eleito comandará a Fiep pelo próximo quadriênio, de outubro de 2023 a outubro de 2027. Estão concorrendo ao cargo Edson Vasconcelos, de Cascavel, e Rommel Barion, de Curitiba. A expectativa é que o vencedor seja conhecido no início da noite.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
Representando um setor que reúne pouco mais de 44,7 mil indústrias no Paraná, gerando 864,6 mil empregos, a Fiep é um pilar da economia estadual. A maioria das indústrias paranaenses é de porte micro, com 9 funcionários ou menos, correspondendo a 73% do parque industrial. As grandes indústrias são a exceção, com apenas 1% das plantas.
O setor industrial é vital para a economia paranaense, contribuindo com R$ 111,1 bilhões ao PIB do estado. No entanto, entre 2010 e 2020, a participação da indústria no Paraná caiu dois pontos percentuais, chegando a 26,1%. Um em cada quatro trabalhadores empregados no estado trabalha no setor industrial.
As indústrias de utilidade pública são os maiores empregadores, com 20,8% dos trabalhadores registrados. Seguem-se as indústrias de alimentos (18,7%), construção civil (18,3%), derivados do petróleo e biocombustíveis (5,9%) e veículos automotores (4,8%).
O estado do Paraná responde por 9,1% das indústrias instaladas no país. No entanto, os salários dos trabalhadores da indústria no estado são 8,5% menores do que a média nacional, destacando um desafio para o setor no contexto brasileiro.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário