Após um desempenho expressivo nas eleições municipais de 2024, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou que o partido pretende ter candidatura própria à presidência da República em 2026. O nome é o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Segundo Kassab, a decisão já está consolidada e debatida internamente no partido.
O PSD foi o que conquistou a maior quantidade de prefeituras em todo o Brasil: foram 877, somente no primeiro turno. E este número pode aumentar já que a legenda vai disputar o 2º turno em várias cidades, dentre elas as paraenses Curitiba e Londrina. Para Kassab, esse crescimento representa a força da legenda e a sua capacidade de atrair participantes que não se identificam com a polarização política do país.
Em entrevista à GloboNews, Kassab disse que o PSD venceu a polarização. O partido se apresenta como uma alternativa moderada no cenário político, equilibrando a relação com Jair Bolsonaro e o governista de base de Lula, com quem mantém três ministérios. “Eu acho que erraram aqueles que faziam a previsão que o mundo está polarizado e o Brasil também está polarizado, não é bem assim. O Brasil é moderado, preponderantemente”. Aliás, esse é o discurso que o governador Ratinho Junior já vem praticando em agendas nacionais.
Outros partidos
Na mesma entrevista, Kassab também destacou o crescimento do MDB, que elegeu 865 prefeitos, e do União Brasil, que ficou com 589 prefeituras. Segundo ele, esses resultados reforçam a importância de um bloco de centro para as eleições presidenciais de 2026.
“Essas três legendas juntas (PSD, MDB e União Brasil) somam mais de 40 milhões de candidatos. É a força do ‘Centrão’ e uma oportunidade real de se construir uma alternativa política sólida para o país”, afirmou Kassab.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário