Fortes chuvas no Paraná afetam mais de 16 mil pessoas e mobilizam ações de ajuda

O deputado federal, Nelsinho Padovani (União-PR) usou a tribuna nesta segunda-feira (09) para se solidarizar com as mais de 16 mil famílias em 54 municípios atingidos por fortes chuvas no estado do Paraná. Desde o final de semana, as cidades são castigadas pelas chuvas, deixando mais de 3 mil casas danificadas.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS

Conforme o último boletim da defesa civil, foram 54 municípios atingidos, 3.035 casas destruídas, 16.081 famílias afetadas, 1.270 desalojados (hospedados em casa de amigos) e 311 desabrigados (em abrigos públicos).

O Governador Ratinho Jr, prontamente liberou uma linha de crédito para atender os municípios. Os locais mais atingidos pelas chuvas foram Rebouças (3.013 afetados) Jardim Alegre (2.800), São Jorge d’Oeste (1.600), Cascavel (1.350), Peabiru (1.200), Mangueirinha (822), Curitiba (700), Paulo Frontin (600), Pinhão (599), Paula Freitas (520), União da Vitória (328) e Sulina (300).

A região central e sul do estado, foram as mais afetadas, enquanto o oeste paranaense registrou um tornado.

“Esse povo trabalhador, esse povo que está passando por esta dificuldade, nossa mais profunda solidariedade. Estaremos levando até a Comissão de Integração Nacional, todos os recursos necessários a recuperação do nosso Paraná. É lamentável ver tantas famílias sendo afetadas pelas fortes chuvas no Paraná.”, enfatizou Padovani.

Após passagem do tornado em Cascavel, município no oeste do estado, moradores voluntários se mobilizaram para retirar árvores caídas nas pistas, remover o entulho e resto de casas destruídas pelas chuvas e rajadas de vento. Um rastro de destruição que não tirou a motivação dos moradores para recuperar a cidade.

“O empenho dos moradores é de extrema importância. Todos estão unidos para recuperar estradas, casas e dar suporte a todos aqueles que estão sofrendo com esse desastre que se abateu sobre nossa querida Cascavel” evidenciou.

Em União da Vitória, na BR-476, um trecho da pista cedeu, provocando a interrupção de serviços essenciais e trânsito de veículos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) foi acionado e está analisando a situação da estrada.

No norte do estado, os trabalhos se concentram principalmente em cidades do Vale do Ivaí, com 243 ocorrências, e do Norte Pioneiro, onde há 107 chamados para atendimento na região de Ibaiti e 66 na região de Santo Antônio da Platina.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *