Chegar no estabelecimento e encontrar sua loja arrombada ou ainda, após um dia cansativo de trabalho se deparar com sua casa toda revirada tem se tornado algo cada vez menos ‘comum’ em Cascavel. O motivo é a queda nos registros de furtos e roubos na cidade, identificados pela Polícia Militar.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
De acordo com um levantamento feito pelo setor de Comunicação Social do 6º Batalhão da Polícia Militar, solicitado pela reportagem do Preto no Branco, os registros de furtos e roubos no primeiro semestre de 2020 no comparativo com o mesmo período de 2019 foi de 41,2%.
Conforme a PM, no primeiro semestre de 2019 foram registrados 1.393 crimes de furto ou roubo na cidade. Já no mesmo período de 2020 o total foi de 819.
A maior queda foi no número de furtos: enquanto nos seis primeiros meses de 2019 a PM atendeu 1.097 ocorrências de furto, este ano esse número caiu para 605; redução de 44,8%. No quantitativo de roubos, a queda foi de 27,7%: foram 296 em 2019 contra 214 em 2020.
De acordo com o responsável pelo setor de comunicação do 6º Batalhão da Polícia Militar em Cascavel, o tenente Felipe Malheiros, a queda nos índices são reflexos de dois pontos principais: o aumento das operações desenvolvidas pela corporação e também a pandemia do novo coronavírus. “Com menos circulação nas ruas, os criminosos acabam encontrando menos vítimas e, por consequência, menos oportunidades. Com a implantação do toque de recolher, por exemplo, o movimento nas ruas na parte noturna ficou praticamente nulo e, quem estava circulando provavelmente foi abordado por alguma equipe, evitando assim a prática do crime”.
Furto de veículos cai 19,5%
A reportagem solicitou ainda a PM os dados referente aos furtos, roubos e recuperação de veículos. E, assim como nos números gerais, também houve queda nas ocorrências.
Entre os meses de janeiro a junho de 2019, 291 pessoas tiveram seu veículo furtado na cidade. Já em 2020 esse número caiu para 234; redução de 19,5% no mesmo período.
Além dos furtos, a Polícia Militar atendeu 14,7% menos casos de roubos de veículos este ano no comparativo com o ano passado. De janeiro a junho de 2019 foram contabilizados 34 veículos roubados contra 29 nos seis primeiros meses deste ano.
“Assim como nos números gerais, a tendência de queda quando se fala em furtos e roubos de veículos está diretamente ligada à circulação de pessoas e oportunidades. Os bandidos acabaram ‘ficando em casa’. Não porque quiseram, mas sim porque a prática do crime ficou mais difícil”.
Ainda segundo Malheiros, somente nos seis primeiros meses de 2020 foram recuperados 234 veículos. Já em 2019 foram 291. ”A queda na recuperação de veículos está diretamente ligada ao número de furtos e roubos. Se esses índices aumentam mais, obviamente a recuperação também aumenta”, cita.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário