Governo ativa 15 novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19

© RODRIGO FELIX LEAL

O Governo do Estado ativou nesta terça-feira (22) mais 15 novos leitos de enfermaria para atendimento exclusivo à Covid-19. São cinco no Hospital Universitário de Ponta Grossa e dez no Hospital Zona Norte, de Londrina.

Com essa ampliação, Ponta Grossa passa a ter 129 leitos, sendo 60 de UTI e 69 de enfermaria. Já em Londrina, são 352 leitos exclusivos – 146 de UTI e 206 de enfermaria.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, além colaborar para que o sistema de saúde não entre em colapso, essas ampliações fazem parte das medidas adotadas pelo governo para descentralizar o atendimento e garantir assistência hospitalar a toda população.

“Estamos fazendo um grande esforço para levar atendimento a todos os cantos do Paraná, a regionalização da saúde é a determinação do governador Ratinho Junior desde o início do seu mandato. Hoje, são quase 5 mil leitos para atendimento exclusivo à Covid-19, e enquanto for possível, continuaremos ampliando e levando atendimento médico de qualidade para toda população”, afirmou Beto Preto.

Ele destacou, ainda, que a vacina e as medidas de prevenção por parte da população continuam essenciais no enfrentamento ao vírus. “A população precisa estar atenta às datas para receber a vacina. Mesmo depois de vacinadas, as pessoas precisam continuar com as medidas de prevenção, isolamento e higienização. Com essas ações conjuntas conseguiremos diminuir a taxa de transmissão e, consequentemente, a mortalidade e os casos confirmados no Estado”, completou.

LEITOS – Segundo os dados da Regulação Estadual de Leitos, até esta terça-feira (22) o Paraná possui 4.962 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 2.029 em UTI e 2.933 em enfermarias. A taxa de ocupação é 93% e 72%, respectivamente.

São 518 os pacientes que aguardam na fila de espera por um leito, sendo que, destes, 305 esperam por um leito de UTI e 213 por uma enfermaria. Todos estão recebendo atendimento em Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais de pequeno porte.

Fonte: Secom Paraná

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *