O secretário de Planejamento Guto Silva esteve em Brasília na tarde desta quarta-feira (8), onde se encontrou com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Ele levou à ministra detalhes dos três pleitos principais do Governo do Paraná para este início do segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, apresentadas também em ofícios encaminhados ao governo federal .
Entre as demandas, foi destacada a questão do Anexo C, do Tratado de Itaipu, que envolve o fim do financiamento da usina e o desejo pelo Estado de acessar uma parte dos novos recursos, o que pode ter um impacto econômico importante para o Paraná.
Também foram expostos dois outros pleitos, referentes a grandes obras estruturantes: a Nova Ferroeste, assunto que o Estado tem colocado muita energia e que é obra estratégica para ampliar a logística de escoamento da produção agrícola, e o custeio das rodovias federais que compõem o antigo Anel de Integração.
“Além desses pleitos, detalhei projetos e obras estruturantes anunciadas no pacote À Frente Paraná e as que compõem o novo Banco de Projetos . O Paraná tem conseguido realizar uma importante transformação nessa área e essa é uma pauta que a ministra precisa conhecer. Ela pode ajudar com a inclusão de novos projetos do Estado no orçamento da União”, diz Guto Silva.
- Com expansão de 21%, indústria de bebidas do Paraná foi a que mais cresceu em 2022
- Governo define diretrizes do novo ciclo de planejamento do Estado e amplia transparência
Segundo o secretário, também foi discutido com a ministra o Plano Plurianual (PPA), uma das principais ferramentas de planejamento do Governo do Estado, que terá sua metodologia aprimorada para o quadriênio 2024-2027.
“Este é o instrumento de planejamento a médio e longo prazo, então trazer para Brasília esse tema é importante para que a gente possa colocar em sintonia o PPA do Estado em relação à análise e planejamento do governo federal”, finaliza Silva.
PRESENÇAS– Participaram da reunião o secretário Rogério Carboni, de Desenvolvimento Social e Família, Rubens Bueno II, chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado do Paraná em Brasília, o deputado federal Beto Preto, o deputado estadual Annibelli Neto, e o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.
Fonte: Secom Paraná
Deixe um comentário