O governo liberou o novo saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantido do Tempo de Serviço) de até R$ 1 mil reais para 42 milhões de trabalhadores com saldo em conta ativas ou inativas do fundo, medida que o ministro Paulo Guedes havia antecipado antes do carnaval.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Os pagamentos vão de 20 de abril a 15 de junho.
A MP que define as regras do novo saque do FGTS será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), mas seguirá os moldes dos saques do FGTS de 2019 e de 2020.
A liberação do dinheiro será feita para todos os trabalhadores que tenham saldo em contas ativas ou inativas no FGTS até o limite de R$ 1 mil, com o calendário de acordo com o mês de nascimento.
Como será
A Caixa Econômica Federal será a responsável por operacionalizar os saques emergenciais do FGTS. O cronograma leva em conta o mês de nascimento dos trabalhadores. Os valores serão depositados nas contas corrente, poupança ou poupança social da Caixa. Para consultar seu saldo atual e saber qual valor poderá ser sacado, basta entrar no site do FGTS ou baixar o aplicativo FGTS Trabalhador no celular. A consulta também pode ser feita nas agências da Caixa e, se for cliente do banco, pelo internet banking.
Confira o calendário de liberação do FGTS:
Nascidos em janeiro: pagamento em 20 de abril
Fevereiro: 30 de abril
Março: 4 de maio
Abril: 11 de maio
Maio: 14 de maio
Junho: 18 de maio
Julho: 21 de maio
Agosto: 25 de maio
Setembro: 28 de maio
Outubro: 1º de junho
Novembro: 8 de junho
Dezembro: 15 de junho
Repeteco
As duas medidas não são novas. Desde 2020, beneficiários do INSS estão recebendo o 13° de forma antecipada. No mesmo ano, o governo também liberou o saque emergencial do FGTS, por conta do colapso financeiro provocado pela pandemia da covid-19. A constante alta no preço dos combustíveis e dos alimentos e o cenário de incertezas provocado pela guerra na Ucrânia fizeram com que o Planalto repetisse a dose neste ano, para tentar estimular a economia.
Outras medidas
Além do saque extraordinário do FGTS e da antecipação do 13° do INSS, mais duas ações foram anunciadas por edição de medidas provisórias. O governo ampliou a margem de empréstimo consignado de 35% do valor do benefício para até 40%. Além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cidadãos que recebem benefícios assistenciais (BPC/Loas) ou que façam parte do Auxílio Brasil também terão acesso ao empréstimo com juros mais baixos.
Ainda foi criado um programa, chamado SIM Digital, para facilitar empréstimos para pequenos e microempreendedores.
Fonte: Valor Investe
Deixe um comentário