O Governo do Paraná deve anunciar nesta terça-feira (30) novas medidas de restrição para as regiões do Paraná que mais sofrem devido ao avanço da pandemia de Covid-19. O assunto será tratado em reunião na manhã desta terça e o anúncio está previsto para a tarde.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
No final da tarde circulou notícia pelas redes sociais de que aconteceria um lockdown em todo o Estado, o que foi desmentido pela Secretaria de Comunicação do Governo.
Por outro lado, o Governo confirmou que está elaborando uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19. Estas medidas estariam ainda sendo discutidas em diversas instâncias do Executivo e serão apresentadas aos demais poderes do Estado.
Medidas mais restritivas devem ser adotadas para as macrorregiões Leste e Oeste do Estado, que englobam a Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e a Região Oeste do Paraná. Cascavel é uma das cidades que deve ser diretamente impactada.
A movimentação do governo coincide com a pressão do Ministério Público do Paraná (MPPR), que entrou com ação civil pública nesta segunda-feira (29) pedindo lockdown e revisão da flexibilização no comércio. A Justiça deu prazo de 72 horas para o governo se manifestar a respeito.
As macrorregiões Leste e Oeste são as que registram os maiores índices de ocupação de leitos de UTI e enfermarias tanto nos leitos exclusivos para Covid-19, quanto nos leitos gerais para o SUS. Além da sobrecarga visível no hospitais, a preocupação das autoridades de saúde do Estado é que a curva do novo coronavírus não dá sinais de redução e os índices de isolamento também não melhoraram com as últimas medidas de restrição. Hoje o Paraná chegou a um total de 600 óbitos pelo novo coronavírus.
Igrejas e shoppings
Entre as medidas já dadas como certas no novo decreto estão o fechamento das igrejas e shoppings e o fechamento de tudo nos fins de semana. Ainda não há uma definição sobre os horários de funcionamento do comércio.
O reforço das restrições também daria tempo para o governo e as prefeituras ativarem mais leitos para a demanda causada pela pandemia. Em Curitiba, por exemplo, a Prefeitura corre contra o tempo para contratar equipe de médicos e enfermeiras para colocar em funcionamento o Instituto de Medicina do Paraná
Cidades mais atingidas
Conforme levantamento desta segunda-feira, as cidades com mais casos confirmados e mortes pela Covid-19 no estado, são:
Curitiba: 3.874 diagnósticos e 139 mortes;
Cascavel: 2.601 casos e 44 mortes;
Londrina: 1.359 casos e 73 mortes;
Maringá: 1.148 diagnósticos e 16 mortes;
Cornélio Procópio: 248 casos e 14 mortes.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário