O dia 19 de novembro de 2015 era uma quinta-feira normal como hoje em Marechal Cândido Rondon, com céu claro e ensolarado. Até por volta das 16 horas, quando o cenário mudou abruptamente.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Ventos que variaram de 115Km/h a 125Km/h devastaram uma faixa da cidade de pouco mais de 50 mil habitantes. Era um tornado classificado como F1, que deixou um rastro de destruição por onde passou.
Mais de 5.500 pessoas foram diretamente atingidas, com danos em cerca de 1.500 casas, além de quase uma centena de empresas e espaços públicos. 14 mil imóveis ficaram sem energia elétrica por causa de danos na rede elétrica. O saldo final foi um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 90 milhões.
Apesar dos danos materiais de alta monta, o tornado não deixou vítimas fatais, mas causou ferimentos em pelo menos 20 pessoas que foram atendidas no sistema de saúde.
A defesa civil, prefeitura, governos estadual e federal, empresas, entidades e voluntários anônimos se uniram num esforço gigantesco para acudir os mais atingidos. Em pouco tempo a cidade se recuperou do trauma e seguiu sua vida normal, de modo que hoje, cinco anos depois, o tornado é apenas uma triste lembrança da história local.
Veja vídeos que registraram a destruição causada pelo tornado:
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário