Huop é referenciado pela Anvisa por alta adesão às práticas de segurança do paciente

Os protocolos da segurança do paciente foram implantados em 2013 no país, e desde então é realizado a auto avaliação em todos os hospitais que possuem Unidade de Terapia Intensiva

O relatório de autoavaliação nacional das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classificou o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) com alta adesão aos indicadores das boas práticas de segurança do paciente. O questionário de auto avaliação aponta que o hospital teve 85,7% de adesão aos protocolos em 2019. “São 21 indicadores analisados, e essa adesão é importante para a segurança do paciente, para diminuir os riscos de lesões, quedas, entre outros itens que fazem parte do protocolo. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada na instituição”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Daniele Lopes. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Os protocolos da segurança do paciente foram implantados em 2013 no país, e desde então é realizado a auto avaliação em todos os hospitais que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nesses protocolos constam desde a higienização das mãos, até mesmo a notificação de eventos adversos, que é muito importante para que a instituição possa avaliar e assim ter condições de buscar prevenir lesões ao paciente”, diz Daniele. 

Além da auto avaliação nacional, o hospital também realiza a avaliação interna a cada 15 dias, que conta também com a entrega de certificados aos setores que atingiram todas as metas. “Com essa certificação motiva ainda mais as equipes a participarem e aderirem. É necessário esse trabalho conjunto de toda a equipe multidisciplinar, e por isso, estamos esperançosos que os índices do próximo ano sejam ainda melhores”, avalia Daniele. 

O Huop ficou em segundo lugar no Paraná nos índices de adesão aos indicadores da Anvisa. “É um trabalho de todos para que possamos conquistar esses números. É realizado além da avaliação, também um treinamento anual com todas as equipes e o objetivo é que possamos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado no hospital em relação à segurança do paciente”, finaliza Daniele.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *