Interventor marca eleições para presidente da CBF paradia 25 de maio

Foto:Reprodução

A CBF marcou para o dia 25 de maio as novas eleições presidenciais, após o afastamento de Ednaldo Rodrigues na última quinta-feira. O pleito será realizado um dia antes da chegada de Carlo Ancelotti, novo técnico da Seleção.

O período de registro das chapas vai de 18 à 20 de maio e é esperada a formação de uma oposição à chapa do ex-presidente.

A convocação da Assembleia Geral é para a eleição dos seguintes cargos:

Presidente da CBF8 vice-presidentes3 membros efetivos do Conselho Fiscal3 membros suplentes do Fiscal

O presidente afastado da CBF, Ednaldo Rodrigues, ainda tenta anular a decisão do TJ com recurso em Brasília, no Supremo Tribunal Federal. Com a convocação feita por Sarney, a eleição será antes do julgamento de outra ação no STF que pode mudar o cenário na CBF.

O Supremo julgará em plenário no dia 28 de maio a Ação Direta de Inconstitucionalidade que analisa o acordo assinado entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CBF – existe contestação quanto à legitimidade do MP de firmar Termo de Ajustamento de Conduta com entidades esportivas.

Os movimentos para candidaturas já começaram nos bastidores da CBF. Um grupo de 19 federações divulgou manifesto no fim da noite de quinta – mesmo dia da destituição de Ednaldo – pela renovação e descentralização do futebol brasileiro, ignorando o presidente afastado e prometendo definir candidato “dentro do grupo”.

Em 2023, o advogado Flávio Zveiter, ex-presidente do STJD, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, se colocaram como pré-candidatos durante o mês que Ednaldo ficou afastado. Reinaldo foi um dos oito presidentes de federações que não assinaram o manifesto da noite de quinta.

Também ficaram fora do manifesto as seguintes federações: Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso. É possível que esses dois blocos se enfrentem na eleição do dia 25.

Fonte: Band/GE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *