A Assembleia Legislativa acaba de aprovar o projeto de lei 748/2019, que reconhece Marechal Cândido Rondon como Cidade Amiga da Bicicleta no Paraná, ao lado de outros dois municípios: Paranaguá e União da Vitória. O projeto é de autoria dos deputados estaduais Goura e Hussein Bakri e do ex-deputado Elio Rusch.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
Um dos objetivos da lei é que, com o título de Cidade Amiga da Bicicleta, sejam destacados municípios onde o uso da bicicleta é reconhecido como importante meio de transporte e a mobilidade sustentável é incentivada.
Segundo os deputados autores, outro objetivo da lei é fomentar estudos, planejamento, manutenção e aprimoramento da estrutura viária dos municípios contemplados com o título. Na avaliação deles, a nova lei também servirá para que a população cobre dos prefeitos e do governo uma atenção maior para a mobilidade ativa, principalmente na melhoria de infraestrutura cicloviária.
A inclusão de Marechal Cândido Rondon entre as três Cidades Amigas da Bicicleta foi de iniciativa do vereador Nilson Hachmann. Em 2018 ele encaminhou requerimento ao então deputado Elio Rusch para que apresentasse projeto de lei na Assembleia Legislativa, visando reconhecer o município rondonense como destaque estadual no uso deste meio de transporte pela população, tanto para as atividades de deslocamento no dia a dia como para esporte e lazer.
Ainda em 2017, também por iniciativa de Nilson Hachmann, foi aprovada a lei que declarou a data de 20 de setembro como o Dia Municipal do Ciclista.
“Para nós, que sempre defendemos os ciclistas, é muito gratificante ver Marechal Cândido Rondon reconhecida como Cidade Amiga da Bicicleta”, afirmou o vereador ao saber da aprovação da lei na Assembleia Legislativa.

Paulo Rodrigo Coppetti, presidente da Associação Rondonense de Ciclismo, também se manifestou sobre o título concedido a Marechal Cândido Rondon.
Na avaliação dele, “este é um reconhecimento não somente aos atletas ciclistas, mas para todos aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O uso da bicicleta ajuda muito a melhorar o fluxo do trânsito e a saúde das pessoas, principalmente. E os nossos governantes em nível estadual estão reconhecendo o trabalho que é feito em relação à ciclomobilidade e ao cicloturismo no nosso município”.

Conforme o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Welyngton Alves da Rosa, o prefeito Marcio Rauber sempre teve grande preocupação em relação aos usuários do trânsito local. “Nesse sentido, ele determinou que a nossa Secretaria trabalhasse muito para que os ciclistas tivessem espaços seguros e ciclovias adequadas. Por isso, é com grande satisfação que recebemos a notícia de que fomos reconhecidos em nível estadual como Cidade Amiga da Bicicleta”,
Segundo projeção da Secretaria de Mobilidade Urbana, existem no município cerca de 48 mil bicicletas, para uma população de pouco mais de 50 mil habitantes, e cerca de 30 quilômetros de ciclovias.

Marechal Cândido Rondon também é a cidade onde nasceu o Circuito Regional de Cicloturismo da Adetur, que em 2020 está em sua 7ª edição e atualmente conta com etapas em outros 17 municípios da região lindeira ao Lago de Itaipu. Na edição de 2018 do Circuito, o município rondonense conquistou o recorde estadual de participantes em um evento de cicloturismo, quando recebeu 1.500 ciclistas vindos de quatro Estados diferentes, além da Argentina e Paraguai.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário