O arquiteto e urbanista Mario César Costenaro, do partido Republicanos, foi eleito o novo prefeito de Toledo. Representando a coligação “Renova Toledo” (Republicanos, Progressistas, AGIR, PRD, Democracia Cristã, PDT e Federação PSDB/Cidadania), Costenaro obteve 35.189 votos, correspondendo a 46,03% dos votos válidos.
O atual prefeito, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), da coligação “Pra Frente Toledo” (PSD, PL, MDB, União Brasil e Podemos), ficou em segundo lugar com 34.568 votos, totalizando 45,22%. A diferença entre os dois foi de apenas 621 votos, revelando uma disputa apertada.
A terceira colocada foi a candidata Professora Nelsi Welter (PT), da coligação “Toledo da Esperança” (Federação PT/PV/PCdoB, Federação Rede Sustentabilidade/PSOL e PSB), que recebeu 6.694 votos, o que representou 8,76% dos votos válidos.
O vice-prefeito eleito é Lucio de Marchi (Progressistas), ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de Toledo, que venceu Beto Lunitti nas eleições de 2016, mas foi derrotado em 2020.
Mario César Costenaro, de 60 anos, é arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua na área desde 1986. Ele também é pós-graduado em administração empresarial e gestão da construção civil, além de ter sido professor universitário e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário FAG, em Toledo. Costenaro ainda presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), além de liderar o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).
Fonte: Toledo News
Deixe um comentário