O Paraná é o sétimo estado mais bolsonarista do país em percentual de votação e concentra três dos cinco municípios mais bolsonaristas do Brasil (Nova Santa Rosa, Quatro Pontes e Mercedes), todos na região Oeste. Ainda assim, Lula conseguiu vencer a eleição em primeiro turno em 140 dos 399 municípios.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.
Jair Bolsonaro teve 55,26% dos votos dos paranaenses e o candidato petista alcançou 35,99. Bolsonaro venceu em 259 municípios, 50 a menos que em 2019, quando foi vitorioso em 309 cidades do Paraná.
Dos 140 municípios que deram vitória a Lula, 10 estão na região Oeste: São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Ramilândia, Lindoeste, Boa Vista da Aparecida, Ibema, Campo Bonito, Iguatu, Anahy e Iracema do Oeste.
A cidade mais lulista do Paraná é Pinhal de São Bento, onde o ex-presidente somou 70,18% dos votos. O município está localizado na região Sudoeste a pouco mais de 40 quilômetros da fronteira do Brasil com a Argentina. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 2.737 habitantes.
Aliás, o Sudoeste e o Centro-Sul são as duas regiões que concentram o maior número de municípios que deram vitória a Lula no primeiro turno das eleições.

Pelo Brasil
O ex-presidente Lula venceu em 14 Estados do país no primeiro turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu em 12 Estados e no Distrito Federal.
O Paraná é o sétimo estado mais bolsonarista. A frente dele estão Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Roraima deu a maior vitória percentual a Bolsonaro no país. O presidente venceu com 69,57% dos votos. Em Rondônia, Bolsonaro venceu em todos os municípios.
Lula ganhou em todos os Estados do Nordeste. Sua maior vitória na região aconteceu no Piauí, onde o petista teve 73,8% dos votos.
No Sudeste, Bolsonaro venceu em três dos quatro Estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O atual presidente também ganhou em todos os Estados da região Sul.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário