Ministério da Saúde declara estado de transmissão comunitária de coronavírus em todo o País

Pessoas com sintomas de gripe serão tratadas como se estivessem com o covid-19, mesmo antes de realizar o exame

O Ministério da Saúde declarou nesta sexta-feira (20) estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil. A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção do coronavírus, como a restrição da circulação de pessoas acima de 60 anos. O documento também garante a possibilidade de atestado médico para a família de pessoas com sintomas de gripe, independente da idade. O vírus já deixou pelo menos 11 mortos no País. 

Os Estados que já registraram a transmissão comunitária, também conhecida como sustentada, são Rio, Minas, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Este tipo de propagação é caracterizado no momento em que não é mais possível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade. Ainda assim, o governo decidiu ampliar a medida para todos os entes da federação.

Tão logo o estado de transmissão comunitária foi decretado pelo governo, a Secretaria de Saúde de Cascavel emitiu um comunicado. Veja na íntegra:

COMUNICADO IMPORTANTE

Há poucos instantes o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n. 454 de 20 de março de 2020 declarou em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19).

Isso significa que não é mais possível saber a origem da transmissão do vírus, não conseguimos mais acompanhar o modelo de transmissão, o que potencializa os riscos de transmissões e dificulta o controle da doença, e que para realizar a contenção da transmissibilidade, o isolamento domiciliar deve ser adotado por qualquer pessoa que apresente sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, durante 14 (quatorze) dias, e todos os demais que residam no mesmo endereço.

A portaria ainda traz a necessidade de restringir os deslocamentos de pessoas com mais de 60 (sessenta) anos, promovendo o distanciamento social. Reiteramos à população de Cascavel, que se abstenha de sair de casa sem a devida necessidade, evite aglomerações, evite ir as unidades de saúde ou pronto atendimentos se não for um caso de urgência ou emergência. Precisamos nos esforçar ao máximo para manter o controle emocional, a paciência e contribuir com o enfrentamento dessa pandemia que já faz milhares de mortos por todo mundo.

Cascavel vem se preparando para este momento há bastante tempo, nossos valorosos servidores da saúde pública estão capacitados e prontos para auxiliar nossa população, mas precisamos muito nesse momento que todos tenham consciência dos riscos e que pratiquem o distanciamento social, para evitar um grande colapso.

Cascavel, 20/03/2020

Thiago Daross Stefanello

Secretário Municipal da Saúde

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *