Baseado em ação de uma universidade cearense, o governo federal publicou esta semana medida provisória (MP) para prevenir o assédio sexual em instituições de ensino. “ A MP traz uma mudança de cultura trazendo uma série de materiais informativos, cursos para conscientização, mas também com a obrigação das instituições de ensino apresentarem um plano prático com ações concretas para que essas pessoas que são vítimas do assédio sexual se sintam seguras para denunciar e que a denúncia tenha consequências”, disse o ministro da Educação, Victor Godoy, em entrevista ao programaA Voz do Brasildesta sexta-feira (28).
De acordo com o ministro, depois que a universidade cearense aplicou o plano, 14 professores foram afastados das atividades educacionais por terem assediado sexualmente estudantes. Os profissionais que souberem de situações de assédio terão obrigação de denunciar.
Computação
Esta semana foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação um parecer sobre o ensino de educação para estudantes da educação básica. Godoy destaca que o plano abrange a preparação de professores e a parceria com empresas do ramo, como Microsoft, Google e Oracle.
“Nós vivemos no mundo da tecnologia, estamos falando em metaverso, inteligência artificial, realidade virtual, então, precisamos pensar como preparar os estudantes para esse mundo e para o que virá no futuro”, defendeu o ministro. Segundo plano, as escolas terão o prazo de um ano para inserir no currículo, desde o início da educação fundamental, do primeiro ano, até o terceiro ano do ensino médio, atividades que incluem esse pensamento computacional.
Assista ao programa na íntegra:

Lenda das pistas, Pedro Muffato encerra carreira com triunfo emocionante na Fórmula Truck
Aos 83 anos, ícone do automobilismo nacional venceu a etapa de despedida em sua cidade natal, coroando uma carreira de mais de cinco décadas com uma corrida memorável diante de 35 mil pessoas.

FC Cascavel vence fora de casa e embala na Série D do Brasileirão
Com gol do jovem Lucas Belém, equipe conquista segunda vitória consecutiva e entra na briga por vaga à próxima fase

Biopark de Toledo oficializa doação de área para curso de Medicina da UFPR
Prefeitura de Toledo cedeu a primeira sede, que permitiu a instalação do curso em 2016; prefeito Mario Costenaro destacou a importância da parceria

Cascavel corre risco de perder recursos do Fundeb em 2026, alerta Tribunal de Contas
Outros quatro municípios do Oeste do Paraná também estão na lista por falhas no envio de dados contábeis e educacionais

Escola da Transparência conquista segundo lugar estadual na Olimpíada de Matemática
A competição, promovida pela plataforma Matific, tem alcance internacional e mobiliza estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em uma jornada lúdica de aprendizagem matemática.
Fonte: Agência Brasil
Deixe um comentário