Morador de Foz está entre os primeiros réus julgados pelo STF por ataques de 8/1

No 8 de janeiro os prédios dos três poderes foram invadidos e depredados

O Supremo Tribunal Federal (STF) dará início, nesta quarta-feira (13), ao julgamento dos acusados de participar dos ataques ocorridos em 8 de janeiro, quando sedes dos poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. Dentre os primeiros réus a serem julgados está Moacir José dos Santos, de 52 anos, morador de Foz do Iguaçu (PR).

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.

Presidida pela ministra Rosa Weber, a sessão marcará o começo do julgamento de ações penais relacionadas àquele dia, que chocou o país com cenas de violência e vandalismo nas sedes dos três Poderes do Brasil. A defesa dos acusados nega que eles tenham participado da depredação.

Além do morador de Foz, também serão julgados Aécio Lúcio Costa Pereira, residente em Diadema (SP); Thiago de Assis Mathar, de São José do Rio Preto (SP);e Matheus Lima de Carvalho Lázaro, de Apucarana (PR). As investigações demonstram que, durante os ataques, estes indivíduos penetraram em diversas instâncias do governo, com Pereira tendo sido flagrado no Senado, Mathar e Santos no Palácio do Planalto, e Lázaro no Congresso Nacional.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação do grupo por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, dentre outros.

Os defensores dos réus têm se concentrado na falta de individualização nas denúncias, argumentando que seus clientes foram a Brasília esperando uma manifestação pacífica e negando qualquer participação em atos de depredação ou violência. A PGR, por sua vez, defende que a individualização é “irrelevante”, visto que os crimes foram cometidos em um contexto de multidão, necessitando do esforço conjunto de todos os presentes.

Fonte: Folha

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *