Faleceu na manhã deste sábado (7), aos 98 anos, o pioneiro e primeiro prefeito eleito de Palotina, Marcelino Afonso Neis. Ele administrou Palotina de 1961 a 1966. O sepultamento ocorreu ontem no final da tarde.
Segundo levantamento do jornalista Vanildo Cardoso, Marcelino Afonso Neis chegou em Palotina no dia 6 de maio de 1954, vindo de Erechim-RS.
Em 1957 Palotina foi elevada à categoria de Distrito Judiciário de Guaíra. O município foi criado em 25 de julho de 1960. Em agosto daquele ano foi nomeado interventor do município Waldemar Gregório Empinotti e em 3 de outubro de 1961 foi realizada a primeira eleição para prefeito quando Marcelino disputou com Domingos Francisco Zardo que era diretor da Companhia Pinho & Terras. Venceu a eleição com diferença de apenas 37 votos.
Assumiu o município no dia 3 de dezembro de 1961 com o desafio de estruturar a prefeitura para fazer os atendimentos. “Não tinha nada e precisávamos dar início a esta estruturação. Tivemos que administrar a aquisição de todos os bens necessários ao funcionamento da prefeitura. Foi um desafio grande, mas valeu a pena”, contou o pioneiro em entrevista.
Em 1963 o pioneiro também ajudou a fundar a C.Vale, na época denominada Campal.
Em 2005 Marcelino foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Palotina.
Fonte: Vanildo Cardoso
Deixe um comentário