Municípios arrocham controle à covid. Medianeira volta a suspender eventos e Itaipulândia fecha prainha

Taxa de ocupação dos leitos de UTI volta a preocupar no Paraná

Gradativamente municípios da região Oeste voltam a arrochar as regras para controle da proliferação do coronavírus. Em Medianeira, um novo decreto publicado nesta sexta-feira, a prefeitura de Medianeira suspendeu as atividades de casas noturnas, boates, bailes, festas e eventos com música ao vivo ou mecânica, eventos sociais e esportivos coletivos em clubes sociais e espaços privados que impliquem aglomeração de pessoas.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Em Itaipulândia, um decreto que passa a valer a partir de segunda-feira (30), fecha por 15 dias o Balneário de Jacutinga, a prainha do município, às margens do Lago de Itaipu. No período, ficará proibido o acampamento e a entrada de veículos. Ficará aberto apenas o píer para embarcações e entrada de pedestres.

Na região Sudoeste, a Prefeitura de Francisco Beltrão também decretou o fechamento de casas noturnas, boates, casas de show e semelhantes. A determinação é válida a partir desta sexta-feira (27) e terá duração de 15 dias e poderá ser prorrogada por mais tempo. 

Leitos de UTI

Uma das questões que voltou a preocupar as autoridades é a disponibilidade dos leitos de UTI. O Estado voltou a suspender as cirurgias eletivas (que não são emergenciais) por 30 dias. O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, explicou que a decisão foi tomada após os números da Covid-19 no estado terem se agravado nos últimos dias. “A medida tem como objetivo liberar as equipes de atendimento para os casos de Covid-19, por enquanto seguem liberadas as cirurgias ambulatoriais”, disse Preto.

Ele alerta que o sistema de saúde do Paraná está muito próximo de um colapso e que o número de casos poderá triplicar em 15 dias se medidas mais enérgicas não ocorrerem. 

Em Foz do Iguaçu, o número de leitos de UTI de Covid-19 ultrapassou a taxa de 95% de ocupação. Em Cascavel, na manhã desta sexta-feira os leitos de UTI Covid-19 dos hospitais privados estavam todos ocupados.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *