Nova pesquisa aponta reeleição de Ratinho Junior no 1º turno e liderança de Alvaro Dias para o Senado

Ratinho Jr e Alvaro Dias lideram pesquisa para o governo e senado, respectivamente

Pesquisa quantitativa do Instituto IGR Pesquisa, divulgada na noite desta segunda-feira (4), apontou, a reeleição do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), no primeiro turno em dois cenários avaliados de maneira estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Para o Senado, a pesquisa mostra o senador Alvaro Dias (Pode) à frente do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), diferente do que apontou há poucos dias levantamento do instituto Real Time Big Data, que apontava a liderança de Moro.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O instituto testou dois cenários estimulados para a eleição ao comando do poder executivo paranaense. 

Na simulação com mais candidatos, Ratinho Junior tem 46,4% das intenções de voto. O ex-governador Roberto Requião aparece com 19,6% e Sérgio Moro vem em terceiro, com 12,9%. Aparecem ainda na disputa o senador Flávio Arns, com 4,6% das intenções de voto, o ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho, com 2,9%, a professora Ângela Machado, com 0,9%, e Zé Boni, com 0,7%. 

Considerados os 12% de entrevistados que responderam que votarão em branco, nulo ou que se declararam indecisos, Ratinho Junior chega a 52,73% dos votos válidos e pode ser reeleito para mais quatro anos à frente do Palácio Iguaçu em menos de três meses. 

Simulação com maior número de candidatos

Na segunda composição testada pelo IRG, com três candidatos, as intenções de voto no atual governador sobem para 56,5% do total de votos, ou 65,85% dos votos válidos. O índice é mais do que o dobro do segundo colocado, Requião, que tem a preferência de apenas 23,5% do eleitorado. César Silvestri completa o cenário estimulado com 5,8%. 

Álvaro lidera para o Senado

No cenário das eleições para o Senado Federal, a pesquisa apontou a liderança do senador Álvaro Dias com ampla vantagem, obtendo 40,3% dos votos válidos contra 27,7% do ex-juiz Sérgio Moro e 8,82% do Deputado Paulo Martins.

Os demais nomes, supostos pré-candidatos ao Senado Federal, obtiveram os seguintes resultados na pesquisa: Doutor Rosinha com 7,93%, Deputada Aline Sleutjes com 4,41%, Guto Silva com 3,9%, Orlando Pessuti com 3,7% e Waldir Rossoni obteve 2,39 % dos votos válidos.

Levantamento apontou vantagem de Alvaro sobre Moro

Avaliação do governo

Sobre a avaliação do atual governo, a pesquisa também apontou excelente desempenho do governador, que obteve 67,7% de aprovação, contra 28,6% que não aprovam.  Mesmo com o ingresso do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro na pesquisa, Ratinho Junior tem chances de conquistar a vitória em primeiro turno, marcado para 2 de outubro. 

Corrida presidencial

A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre o voto para presidente da República. No Paraná, Jair Bolsonaro (PL) apareceu com 45,8% das intenções de voto, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 32,6%. Na sequência, está “nenhum dos candidatos” com 6,9%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,1%. O restante dos candidatos fez menos de 3% das intenções.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada nos dias 29 de junho até o dia 03 de julho,  com uma amostragem de 1.500 entrevistas e técnica de abrangência em todo o estado do Paraná, com  margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança 95%. Está registrada no TSE PR-03374-2022 e BR06776-2022, com a data da divulgação: 04/07/2022, população do Estado do Paraná com 16 anos ou mais, e o trabalho de coleta de informações em campo foi realizado entre os dias 29 de junho e 03 de julho de 2022.

Baixe o relatório completo da pesquisa

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *