Nova pesquisa da BTG Pactual mostra queda na diferença entre Lula e Bolsonaro

O ex-presidente Lula (PT) caiu três pontos percentuais nas intenções de voto para a presidência da República e o presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu três pontos na nova rodada de pesquisa feita pelo Instituto FSB para o banco BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (8/8). Com isso, a diferença entre os dois na corrida ao Planalto diminuiu em seis pontos. A diferença que era de 13 pontos, passou para sete. O petista está com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 34% no primeiro turno. 

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A mudança no cenário ocorre três semanas após a redução no preços dos combustíveis e a aprovação da PEC Emergencial. Após as medidas, a avaliação do governo também teve melhora. Em julho, 47% avaliavam a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima, agora são 44%. Entre os que acham ótimo ou bom, o número subiu de 31% para 33%.

A pesquisa também mostra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 7% dos votos, a ex-senadora Simone Tebet (MDB) com 3% e André Janones (Avante) com 2%. José Maria Eymael (DC) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada.

Na primeira pesquisa já no período eleitoral, o levantamento ainda aponta que 82% dos eleitores de Bolsonaro dizem que a decisão já está tomada e que não vai mais mudar. Entre os eleitores de Lula, o percentual é de 81%. 

Segundo turno

Na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa mostra que o petista vence com 51% dos votos contra 39% de Bolsonaro. A diferença entre os dois também diminuiu. Na última pesquisa, Lula tinha 54% e Bolsonaro 36%.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre sexta-feira e domingo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08028/2022.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Fonte: Correio Braziliense

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