Nova pesquisa do Ipec mostra Lula com 50% contra 43% de Bolsonaro

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da corrida eleitoral para a Presidência, com 50% das intenções de voto totais. De acordo com a nova pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira, o petista tem sete pontos percentuais de vantagem para seu adversário no segundo turno, Jair Bolsonaro (PL), que marca 43%. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Os dois adversários oscilaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa da semana passada feita pelo instituto fundado por ex-executivos do Ibope. Lula tinha 51% dos votos totais na última pesquisa, enquanto Bolsonaro registrava 42%.

O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo manteve-se em 5%, assim como os indecisos continuaram em 2%.

Votos válidos

Na contagem dos votos válidos, quando se exclui os brancos e nulos, o ex-presidente Lula tem 54%, enquanto o presidente Bolsonaro tem 46%.

Este é o terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. 

Rejeição

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira mostra que 46% do eleitorado não votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum. Já 41% rejeitam o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa também mostra que cerca de 7% do eleitorado ainda pode trocar a intenção de voto até a eleição, no próximo dia 30. Por outro lado, outros 93% afirmam estar com o voto decidido. 

Sobre a pesquisa

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *