Cascavel ainda nem recebeu todos os ônibus elétricos comprados no ano passado, que inclusive já deveriam estar circulando desde maio, mas já está habilitada para dobrar a frota de veículos, com isso podendo chegar a 30 unidades, que representariam 20% do total e 100% dos ônibus das avenidas Brasil, Tancredo Neves, Barão do Rio Branco e Carlos Gomes. A cidade conta com a primeira frota elétrica do Paraná e também pode alcançar um novo marco: a eletrificação total das linhas troncais via corredores exclusivos.
O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, atendendo a emenda do deputado federal Elton Welter (PT), solicitada pela vereadora Professora Liliam (PT), habilitou financiamento de R$ 52,7 milhões para a aquisição de 15 ônibus modelo Básico e os respectivos carregadores, que deverão ser instalados na área de ampliação do Eletroterminal. Com base na tabela anexada ao projeto, o valor máximo por ônibus ficou fixado em R$ 3,3 milhões, já cada carregador não deve passar dos R$ 350 mil. Os veículos sairão cerca de R$ 700 mil mais caros que na última compra, quando o teto do valor era de R$ 2,6 milhões.
“Esses veículos trarão um outro padrão de transporte público, com energia limpa, não poluente e possibilitando a efetiva ampliação da frota, trazendo consideráveis melhorias para os usuários. O transporte público de Cascavel é hoje um problema grave para quem necessita deste serviço. Os ônibus estão lotados e a tarifa alta, os horários e itinerários precisam de urgente revisão”, afirma Liliam.

Especificações da nova frota
O Preto no Branco teve acesso a todos os documentos cadastrados no sistema do Novo PAC, dentre eles os que especificam a frota. Os ônibus vão ter 12 metros de comprimento; duas portas do lado direito; três do lado esquerdo; ar-condicionado; piso baixo e capacidade mínima de 75 pessoas. Essa configuração é destinada aos corredores exclusivos, que contam com paradas no lado esquerdo das vias. Já os carregadores são sete unidades de 180 kW, com capacidade para atender 14 ônibus ao mesmo tempo. Os equipamentos deverão seguir as diretrizes do fabricante dos veículos.

“Se possível, contratação da operação deve ocorrer até 02 de setembro”
O Município, por meio do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), informou que existe, agora, todo um processo a ser realizado para efetivar a compra dos novos ônibus. “Em relação à proposta para ampliação de frota, ela foi devidamente cadastrada no PAC Seleções e habilitada. No entanto, a única modalidade disponível para todos os Municípios selecionados é exclusivamente via financiamento. Portanto, trata-se de um contrato de financiamento que depende de autorização da Câmara Municipal, análise pela Secretaria do Tesouro Nacional e contratação com o banco credor”, explica a nota.
O IPC afirma que o Município tem capacidade para mais esse endividamento, contando com nota “A”, junto ao CAPAG (Capacidade de Pagamento de Municípios). “Além disso, justamente por tratar-se de um novo financiamento, além de todos os órgãos competentes, a prefeitura irá dialogar com o Conselho de Desenvolvimento para a proposta de ampliação de frota. Por se tratar de ano eleitoral, todos os trâmites para contratação de operações de crédito devem ocorrer em até 120 dias antes do término do exercício. Sendo assim, a data limite para contratação da operação, se possível de ser realizada ainda no ano de 2024, deve ser no máximo até o dia 2 de setembro de 2024”, adianta.

Recursos via fundo perdido
O IPC ainda comentou que na hipótese de os recursos virem a fundo perdido por intermédio de emenda parlamentar de qualquer deputado federal, senador, bancada ou comissão ou por qualquer outro meio que não seja o “PAC Seleções”, “o Município irá dar máxima prioridade para realizar todos os procedimentos para publicação de edital. Cabe salientar que Cascavel é a primeira cidade a ter sucesso no processo licitatório para aquisição de frota de ônibus elétricos no Brasil”, concluiu a nota.
Fonte: Silvio Matos
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