O estado de espírito do mundo em uma palavra: coronavírus

Imagem: Google Trends

Você sabia que todo ano existe a escolha da “palavra do ano”? Ainda estamos no primeiro trimestre de 2020, mas você já pode imaginar qual deverá ser eleita este ano, não é? Só se fala nela nos últimos dias: coronavírus. 

Fiz uma pesquisa no Google e constatei que o termo “coronavírus” já está em destaque entre as palavras mais pesquisadas mundialmente no referido site de busca, assim como outras puxadas por ela: pandemia, transmissão, sintomas.

Em nível mundial, os países com maior volume de buscas sobre o tema relacionado ao vírus são: Espanha, Itália, Irlanda, França e Reino Unido. Nessa lista o Brasil aparece em 45° lugar. Porém, na lista que considera especificamente o termo de pesquisa “coronavírus” estamos em 2° lugar, atrás somente de Portugal. 

O avanço das buscas na internet acontece gradativamente conforme as novidades e a ênfase atribuída nos noticiários. 

Quando a Organização Mundial da Saúde classificou o caso como pandemia, as pesquisas penderam para perguntas voltadas à prevenção, com as pessoas querendo saber como se proteger e digitando no site: “como se prevenir”, “como se transmite”, “como se curar”, “como saber se estou com coronavírus”.

Já nos últimos sete dias, no Brasil, notou-se o crescimento das buscas pelos termos “álcool gel”, “máscara” e “lavar as mãos”. Ainda se mostram em ascensão as expressões “Tom Hanks coronavírus”, “Bolsonaro com coronavírus” e “Preta Gil”, o que demonstra a curiosidade relacionada a personalidades.

Quando cliquei em “tendências de pesquisas diárias” se sobressaiu a expressão “Coronavírus Brasil”, a qual teve mais de 500 mil pesquisas no Google somente nesta segunda-feira (16/03), no Brasil. A partir desse dado podemos interpretar que os brasileiros estão interessados em acompanhar os boletins sobre o avanço do número de casos da doença Covid-19 por aqui.

Ao mesmo tempo que a internet é usada como fonte de informação, quanto mais as pessoas pesquisam determinado termo, mais evidente fica a sua preocupação com o assunto. E a escolha da palavra do ano leva em consideração esse volume de buscas, assim como a importância cultural do termo a ser eleito.

Muito mais do que um simples termo, acredito que a palavra do ano deve servir para refletirmos sobre o estado de espírito da comunidade mundial, pois as pessoas “falam” mais sobre aquilo que dão importância, mesmo que seja por preocupação. Na medida em que cresce o destaque para “coronavírus” notamos como as pessoas estão se sentindo diante desta ameaça iminente: muitas dúvidas e apreensão, principalmente sobre até que ponto o vírus vai se espalhar e quais as consequências desse evento. Somente o tempo poderá nos contar esta história. Enquanto isso, vamos nos prevenir. Partiu lavar as mãos.

Saúde a todos!

*A autora é jornalista e investidora.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *