Se alguém dissesse a você que: “O fim está próximo”, como você iria reagir?
“Depende” – seria a resposta certa.
Por si só a frase isolada, deslocada de um contexto, pode nos levar a interpretar que se trata de uma previsão apocalíptica sobre o fim do mundo ou mesmo a iminência do fim da vida.
Mas se eu disser a você que a frase soa como uma ótima notícia para quem a lê em outro contexto?
Sim, ela pode ser até uma frase motivacional.
Por exemplo, se ela estiver escrita em um cartaz segurado por um espectador de uma corrida, ao mostrá-la para o atleta (foto), já cansado e esbaforido: “O fim está próximo”.
“Ufa! Ainda bem!!!” – ele iria pensar, interpretando que o fim do seu trajeto está quase sendo alcançado, sinal de alívio e empolgação para ele. “Falta pouco para que eu possa concluir a prova de atletismo”.
Se a frase fosse resposta para a pergunta: “Como está a situação da pandemia no Brasil?” “O fim está próximo”. – Ufa! Seria mais uma situação de alívio.
Em outra cena, vemos o supervisor perguntando ao estagiário: “Como está nosso estoque de álcool em gel?” “O fim está próximo”, ele diz – sinal de que providências precisam ser tomadas para adquirir mais mercadoria.
Portanto, o contexto de uma afirmação possui extrema relevância. Ele refere-se a um conjunto de circunstâncias em que um enunciado é expressado, incluindo o momento histórico, a situação, o público-alvo, a cultura, a visão de mundo de quem emite e de quem recebe a mensagem, além da escolha das palavras.
O sentido de uma frase pode variar de acordo com todos esses fatores. Por essa razão, alguns enunciados deslocados do seu contexto podem ter uma interpretação equivocada.
Especialmente na arte, na literatura, na advocacia, na política, o contexto pode mudar tudo.
Se o presidente da República olhar para Paulo Guedes e disser: “O fim está próximo”, alguns vão entender que o ministro pode estar na iminência de ser retirado do cargo. Nessa hipótese a Bolsa de Valores cai!
Mas o mandatário poderia estar se referindo ao fim da reunião, ao fim do auxílio emergencial, ao fim da crise econômica e sanitária, etc. Nessa última hipótese a Bolsa sobe!
Então, o desconhecimento ou a ausência do contexto pode levar a problemas de comunicação. Sem ele, ficamos sem parâmetros para interpretar adequadamente a mensagem transmitida.
Sendo assim, precisamos sempre ser cautelosos nas nossas interpretações, procurando ter uma visão ampla dos fatores situacionais antes de tirarmos conclusões. Pense nisso.
Sucesso a todos!
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