Você já reparou que quando alguém nos conta algo, temos a tendência incluirmos “eu” no assunto?
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Uma pessoa chega pra você e diz: “Nossa, dormi mal esta noite…”
A gente logo emenda: “Eu também dormi mal na terça passada… o cachorro do vizinho não parava de latir e ‘eu’ tinha tomado muito café antes de dormir…”
Alguém comenta que choveu bastante, e a gente logo emenda: “Ah mas ‘eu’ pensei que iria chover mais”.
Se a pessoa fala que gosta de alguma coisa, nós logo temos que mencionar do que nós gostamos mais…
Já parou pra perceber isso?
Ao que tudo indica temos uma tendência a sempre circundar o nosso ego, mas este é um assunto para a Psicologia.
No que se refere à Comunicação, podemos aprimorá-la exercitando a escuta ativa.
O que é escuta ativa?
É o nosso comportamento como interlocutores, quando demonstramos interesse legítimo pelo que o outro diz, por meio de intervenções que incentivem a fala dele, com intuito de ampliar a nossa compreensão sobre o assunto proposto. Também é importante interpretar a linguagem corporal do orador visando apurar a nossa comunicação.
A técnica da escuta ativa pode favorecer os seus relacionamentos, sejam eles domésticos ou nos negócios.
Essa habilidade também está muito em alta especialmente no momento atual, em que as pessoas estão carentes por atenção, principalmente em um período pós restrições de convívio social.
As pessoas anseiam em ser escutadas. E nada mais eficaz do que a escuta ativa para realmente atender a esse anseio e, de quebra, conquistarmos a confiança do outro.
Mas como exercitar a escuta ativa? Escute com perguntas e fuja do “eu”.
Se a pessoa lhe contou que dormiu mal esta noite não é porque ela quer saber sobre você. Talvez ela queira que você dê atenção ao problema dela, que pode estar causando a insônia.
Se você também dorme mal isso não ameniza nada o cansaço de quem falou.
Então que tal perguntar sobre os motivos do outro? Que tal ajudá-lo a encontrar uma solução?
Com certeza o assunto vai fluir mais para o lado que interessa ao seu interlocutor e você demonstrará muito mais empatia!
Vamos tentar colocar a escuta ativa em prática?
Sucesso a todos!
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário