O que mostrava o Datafolha a três semanas das eleições de 2018

Muitas são as pessoas que questionam os resultados das pesquisas eleitorais. E há vários motivos que levam a essa desconfiança. Já que ontem o Datafolha, um dos principais institutos do País, divulgou sua mais recente pesquisa, vamos analisar o que ele apontava há exatos quatro anos, em 10 de setembro de 2018.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.

A sondagem em questão começava a mostrar os efeitos de duas particularidades daquela campanha. A candidatura de Lula (PT), que estava preso, havia sido indeferida pelo TSE dias antes, em 31 de agosto, e o PT acabara de anunciar Fernando Haddad como substituto. A outra particularidade foi o atentado a Bolsonaro, ocorrido no dia 6 de setembro.

Na pesquisa de 10 de setembro de 2018 o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSL na época) já aparecia na liderança, com 24% das intenções de voto. Naquela ocasião, quatro nomes empatavam em segundo lugar na margem de erro. Ciro Gomes (PDT) tinha 13%; Marina Silva (Rede), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 10%; Fernando Haddad (PT), 9%, conforme pode ser conferido nesta matéria do site G1.

Um artigo publicado no mesmo G1, o site da Globo, pelo colunista Helio Gurovitz, já apontava o franco favoritismo de Bolsonaro para vencer aquela eleição, observando que ele iria se isolar na liderança das pesquisas seguintes, o que de fato ocorreu.

Dez dias depois, em 20 de setembro, novo levantamento do Datafolha, já mostrava claramente a liderança isolada de Bolsonaro e a transferência dos votos de Lula para o desconhecido Haddad, que se consolidava em segundo lugar. Neste levantamento Bolsonaro tinha 28%; Haddad, 16%; Ciro, 13%; Alckmin, 9% e Marina, 7%.

Outros institutos

Faltando três semanas para as eleições, outros institutos também já indicavam Jair Bolsonaro na frente e com tendência de crescimento.

O Ibope, por exemplo, divulgou pesquisa no dia 11 de setembro e apontou Bolsonaro com 26%; Ciro, 11%; Marina, 9%; Alckmin, 9% e Haddad, 8%.

Pesquisa XP/Ipespe divulgada no dia 14 de setembro de 2018 também apontava Jair Bolsonaro na liderança, com 26% das intenções no voto, 3% a mais em relação ao levantamento divulgado uma semana antes. O segundo lugar seguia embolado, com quatro candidatos empatados tecnicamente: Ciro Gomes (PDT), com 12%; Fernando Haddad (PT), com 10%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%; e Marina Silva (Rede), com 8%.

Cenário atual

Na corrida presidencial deste ano, estes três institutos mostram números parecidos entre eles. E todos eles apontam Lula na liderança e Bolsonaro em segundo, num provável segundo turno entre os dois.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, (9), mostrou Lula com 45% das intenções de voto, contra 34% do presidente da República. Ciro chega em terceiro com 7% e Simone Tebet (MDB) logo depois com 5%.

O Ipec (instituto que herdou a equipe e a metodologia do antigo Ibope, embora não seja a mesma empresa) divulgou seu levantamento mais recente na última segunda-feira (5), e mostrava Lula com 44% e Bolsonaro com 31%. Ciro vem em seguida, com 8% e Simone Tebet tem 4%.

Pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado (10), traz o ex-presidente Lula à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 36%. Depois aparecem Ciro Gomes, com 8%, e Simone Tebet, com 5%.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *